Uma das vantagens do marketing digital em relação às estratégias de marketing tradicional é a possibilidade de medir os resultados de cada uma de suas ações promocionais.
Com isso, é possível saber exatamente quais estratégias conquistam os resultados esperados e quais precisam ser ajustadas para garantir os lucros da sua organização. E uma das melhores ferramentas para medir os resultados de uma estratégia de marketing digital é o Google Analytics.
Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então continue a leitura do texto!
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma das ferramentas de estatísticas mais robustas do mercado. Com ela, é possível monitorar diversas estatísticas de um site, ajudando a conhecer o seu público e como ele se comporta em relação ao conteúdo da sua página.
Para se ter uma ideia, é possível saber quantas pessoas visitam o seu site diariamente, como elas chegam até suas páginas e até mesmo o modo como foram parar lá (redes sociais, mecanismos de buscas, tráfego direto etc.).
E o melhor: o Google Analytics é uma ferramenta totalmente gratuita, que pode ser instalada em qualquer site, sendo apenas necessária a inserção do código de permissão.
Quais as vantagens de usar o Google Analytics?
Além de conhecer melhor o público que visita o site de sua empresa, o Google Analytics oferece uma série de outros benefícios incríveis. Entre eles podemos destacar:
1. Relatórios prontos e personalizados
O Google Analytics oferece uma série de ferramentas que podem facilitar o trabalho dos administradores de um site. Logo na tela inicial, os usuários têm acesso a informações como o número de visitas, o número de visitantes únicos, as páginas mais acessadas e muito mais! São diversas informações estratégicas que podem ajudá-lo a corrigir erros no seu site e mudar o rumo de sua estratégia digital.
Caso queira algo mais completo, o Analytics também oferece várias opções de relatórios personalizados. Desta forma, ao invés de perder tempo procurando dados que sejam importantes, você tem acesso instantâneo às respostas de que precisa.
2. Análise de Publicidade
O Google Analytics também oferece diversas ferramentas para as empresas que investem em publicidade online. São diversos recursos que permitem acompanhar os canais de pesquisa, de visualização, sociais, de afiliados e de email, o que ajudará você saber como eles afetaram as taxas de conversão e o retorno do investimento.
Você também poderá utilizar o remarketing para alcançar os clientes certos, de forma rápida e fácil, pois terá acesso a informações valiosas dos visitantes que demonstram interesse nos seus produtos e serviços. Assim que identificar o público-alvo, pode apresentar anúncios personalizados para alcançá-los.
São tantas informações disponíveis que seria possível criar um post só pra falar de cada uma delas. Não é por acaso que o Google oferece uma certificação em Google Analytics, totalmente gratuita.
3. Análise de conversões
Com o Google Analytics é possível ir muito além da simples contagem de visitantes. Através do Conjunto de Conversões do Google Analytics é possível saber como todos os canais de marketing digital da sua empresa interagem para gerar visitantes para o seu Website. É possível medir as suas vendas, as transferências realizadas e até mesmo o número de reproduções de um vídeo em seu site.
Com estas informações em mãos é possível identificar por que alguns visitantes compram os seus produtos e outros não, permitindo a otimização de sua página. Estas informações são extremamente importante para lojas virtuais.
4. Realização de testes A/B
Pouca gente sabe, mas o Google Analytics também oferece ferramentas que ajudam na realização de testes A/B.
Você pode determinar qual a porcentagem de todo o seu tráfego pode participar do teste, por quanto tempo ele vai durar e configurar a plataforma para enviar mensagens sempre que ocorrer alguma mudança drástica.
Dessa forma, você saberá qual versão de uma mesma página gera mais conversões e deve ser usada como modelo nos outros materiais desenvolvidos por sua empresa.
Certamente, as informações aqui dispostas podem ajudar sua empresa a vender mais e aumentar os seus lucros.
Agora que você já sabe como o Google Analytics pode mudar o seu negócio, curta a página da TwoWeb no Facebook e receba mais dicas para otimizar as estratégias de marketing digital da sua empresa.
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