Você tem ideia de qual é a necessidade da sua empresa na área de marketing? Há diferentes estratégias que podem ser desenvolvidas nessa área e conhecê-las é a melhor forma de fazer a escolha certa. O branding, por exemplo, procura valorizar a marca e ganhar reconhecimento no mercado. A performance, por sua vez, visa obter um retorno sobre o investimento em um curto espaço de tempo.
E aí, ficou com dúvida sobre qual é a melhor opção para o seu negócio? A seguir, ajudamos você a entender melhor esses conceitos!
O que é branding?
Trabalhar o branding de uma empresa consiste em criar um conjunto de ações para tornar a marca forte e conhecida pelo público. Para tanto, o profissional de marketing utiliza estratégias para promover conexões entre a empresa e os potenciais consumidores.
Fazer a gestão da marca fortalece o nome da companhia no mercado e gera uma imagem positiva perante o cliente. Assim, ele passa a buscar pelo seu produto ou serviço quando tiver necessidade.
Quer ver um exemplo? Pare um pouco e reflita: por que você compra Coca-cola? Não é apenas pelo sabor, mas pela memória de uma marca forte e que traz felicidade para as pessoas. Tanto é que a bebida costuma estar presente nas festas familiares e nas reuniões entre amigos. Isso ocorre porque a empresa investe muito em branding e no relacionamento com o consumidor.
O que é a estratégia de performance?
A atuação do marketing voltada para a performance se baseia em métricas e análise de dados. Por isso, utiliza mais as ferramentas digitais e anúncios pagos em plataformas como Facebook e Google Ads, além da construção de um relacionamento duradouro por e-mail marketing.
O método propicia uma avaliação do retorno sobre o investimento (ROI) de cada estratégia, bem como a criação de promoções e campanhas especiais. O marketing de performance busca a conversão de leads em clientes de maneira mais rápida. Por isso, é uma prática muito procurada pelas organizações que buscam um retorno imediato.
Qual é a melhor opção para o negócio?
Enquanto o trabalho de branding favorece o “marketing boca a boca” e um resultado ao longo dos anos, o de performance gera vendas e visualização da empresa em um curto espaço de tempo.
O ideal, portanto, não é escolher uma opção, mas investir nas duas estratégias para fortalecer a marca do negócio e também obter um ganho financeiro. Assim, o branding se preocupará em construir uma imagem sólida e de confiança para a organização para ela ficar presente na mente dos consumidores com o passar dos anos. Já o marketing de performance gera um retorno financeiro em médio prazo, contribuindo para a permanência da companhia no mercado.
É possível notar, então, a importância de construir campanhas de marketing direcionadas tanto para o branding como para a performance. Em conjunto, elas propiciam o crescimento e fortalecimento da marca, bem como a captação de clientes para o negócio.
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