Squad team: o modelo revolucionário de trabalho

Squad team: o modelo revolucionário de trabalho

Publicado em

Você já ouviu falar no modelo de squad team? Essa é uma metodologia de trabalho utilizada pelo Spotify que ganhou espaço no mercado. A ideia é promover mais interação entre os colaboradores e tornar o processo criativo mais rápido para dar uma resposta ao cliente.

Ficou curioso para conhecer como funciona? Então vamos lá!

Como funciona o squad team?

Esse é um modelo que valoriza equipes multidisciplinares de trabalho. Os profissionais podem ter diferentes experiências e formações profissionais, pois acredita-se que isso gera mais resultados para o negócio.

Por exemplo: um projeto de marketing pode receber a participação de programadores, designers, jornalistas e vendedores. Eles criam uma campanha em conjunto para analisar todas as nuances da atividade: SEO, imagem, conteúdo, métricas, entre outros. Assim que o projeto termina, eles podem assumir outras atividades.

Logo, a empresa não é mais separada por departamentos fixos como finanças, gestão de pessoas, marketing, vendas e tecnologia. Os profissionais respeitam as diferenças e aprendem a conviver bem com elas, pois compreendem que todos têm a contribuir com ideias e ações.

As equipes são gerenciadas por um customer success (CS), pessoa responsável por orientar a equipe sobre as necessidades de cada projeto.

Quais são as vantagens de contar com uma equipe multidisciplinar?

Não é fácil mudar a cultura da empresa da noite para o dia. Por isso, antes de decidir implantar a metodologia de squad teams é importante conhecer como ela funciona, as vantagens que proporciona, mas também as dificuldades.

Esse modelo exige uma integração maior entre as pessoas e não aceita a “responsabilização de culpados” por algum erro. Todos devem fazer parte do crescimento da empresa e também precisam assumir riscos, pois o objetivo é mudar e desenvolver projetos. Sendo assim, a cultura valoriza o trabalho em equipe e a ajuda mútua.

Dito isso, é hora de conhecer as vantagens que muitas empresas de tecnologia encontraram com essa nova forma de organização de equipes. Veja:

Velocidade

Os projetos da organização sempre contam com especialistas de variadas áreas. Isso dá mais velocidade ao estudo e desenvolvimento de projetos inovadores. Por exemplo: se um profissional de marketing tem uma ideia para aplicar e dúvidas se isso funciona na parte de tecnologia, o profissional de TI já consegue explicar para o grupo e apresentar soluções viáveis.

Ou seja, as pessoas trabalham em conjunto para solucionar um problema, sem precisar passar por processos de agendamentos de reuniões e trocas de e-mails.

Criatividade

Já ouviu a expressão “duas cabeças pensam melhor do que uma”? Imagine, então, o poder de criatividade de uma equipe com profissionais de diferentes áreas!

Esse é outro diferencial do squad team, afinal, as pessoas têm diferentes pontos de vista e conseguem traçar caminhos mais adequados para levar melhorias ao cliente.

Resultados expressivos

Os profissionais recebem autonomia para desempenhar suas atividades, testar ideias e discutir com o grupo. Os squad teams atuam de forma independente na empresa, mas todos focam em um objetivo: resultado e satisfação do cliente. Portanto, a liberdade e a troca de experiências propicia a conquista de resultados ainda melhores para o negócio, de maneira mais rápida e eficiente.

Equipe motivada

A oportunidade de trabalhar com pessoas de diferentes áreas e experiências também contribui para engajar as equipes. Os desafios oportunizam o crescimento profissional e ampliam o conhecimento dos indivíduos. Portanto, atuar no modelo de squad team também é uma forma de encontrar mais motivação nas pessoas.

Agora você já sabe como funciona o squad team e quais são os benefícios dessa metodologia de trabalho. Será que esse modelo se aplica ao seu negócio? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!