Como utilizar o WhatsApp como canal de vendas da loja virtual?

Como utilizar o WhatsApp como canal de vendas da loja virtual?

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Você utiliza o WhatsApp como canal de vendas do seu e-commerce ou ainda prefere que os contatos sejam feitos por ligações? Essa ferramenta funciona como aliada para fechar bons negócios.

O aplicativo já tem mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente, que enviam  55 bilhões de mensagens por dia. Já imaginou como a sua empresa tem a ganhar com o uso dessa plataforma?

Então, confira as dicas para saber como utilizá-la na sua loja virtual!

Por que utilizar o WhatsApp como canal de vendas do e-commerce?

O aplicativo de mensagens tem mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Os dados já demonstram o potencial da ferramenta para atrair e se relacionar com clientes.

Além disso, o WhatsApp se torna um excelente canal de vendas por proporcionar facilidade aos usuários. Não é necessário efetuar uma ligação e esperar que alguém atenda o telefone, basta enviar uma mensagem, conferir que ela foi entregue e aguardar uma resposta.

Isso gera economia de tempo para o cliente e também evita erros no entendimento da informação, uma vez que tudo fica registrado no aplicativo. Outra vantagem é a diminuição de custo, pois se o usuário já está conectado à internet não precisa gastar mais com a ligação telefônica.

Como utilizar o aplicativo de mensagens para vender mais?

Listamos algumas estratégias que vão ajudá-lo a aumentar o potencial de vendas do seu e-commerce. Veja:

Crie um perfil da empresa

A plataforma disponibiliza um perfil específico para as organizações, o WhatsApp Business. Por meio dele, você consegue inserir informações sobre o negócio como: área de atuação, endereço do site, horário de atendimento, entre outras. Essa é uma maneira de manter a credibilidade da companhia perante o cliente.

Estabeleça um padrão de mensagens automáticas

O perfil direcionado para o negócio também disponibiliza a funcionalidade de envio de mensagens automáticas para o consumidor. Desse modo, você não o deixa sem resposta mesmo quando a equipe está muito ocupada.

Entre os exemplos estão as mensagens de boas-vindas e indisponibilidade momentânea para o atendimento.

Estabeleça listas de transmissão

Neste ponto vale a mesma regra utilizada para o e-mail marketing: não compre uma lista de contatos, crie a sua. Você perceberá que demora um pouco mais para ter uma gama de pessoas interessadas em seu produto ou serviço, contudo, serão potenciais clientes que solicitaram mais informações sobre o negócio.

Depois que alguns consumidores fizerem o cadastro, é hora de fazer a segmentação das listas de transmissão conforme as características pessoais e seus interesses. Por exemplo: é necessário separar os consumidores que já efetuaram uma compra daqueles que ainda estão conhecendo a sua loja virtual. Assim, você conseguirá encaminhar os materiais adequados para cada público.

Divulgue informações

Se você já criou um blog para o e-commerce, poderá utilizar o WhatsApp para encaminhar as novas publicações do website.

A plataforma de mensagens também é útil para o envio de promoções, dicas sobre o uso de determinados produtos e informações sobre como efetuar uma compra segura na internet.

Seja rápido nas respostas

Se você aplicou a ferramenta de respostas automáticas esse já é um bom início para não deixar o seu cliente esperando por muito tempo. Todavia, lembre-se de que se ele fez uma pergunta sobre uma mercadoria, está avaliando a possibilidade de comprá-la. Então, seja rápido e educado na resposta para não perder uma oportunidade de venda.

Diante desses aspectos, fica fácil perceber que o WhatsApp é um excelente canal de vendas para a sua loja virtual. Dependendo do número de pessoas cadastradas ao longo do tempo, será necessário contratar um profissional capacitado para dar uma atenção especial para a ferramenta.

Pronto para colocar essas dicas em prática e vender mais? Aproveite também para saber como aplicar ações de remarketing no seu e-commerce!

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