Instagram Ads: como funciona? Confira o passo a passo

Instagram Ads: como funciona? Confira o passo a passo!

O Brasil tem mais de 50 milhões de usuários ativos do Instagram. A rede se popularizou ainda mais com a criação do Stories — ambiente para compartilhar vídeos e fotos por 24 horas. Em função disso, o Instagram Ads é visto hoje como uma importante ferramenta de marketing.

A plataforma já é adotada por empresas de diversos segmentos como roupas, calçados, softwares e o ramo alimentício. É nesse canal que muitas negociações iniciam e a marca ganha mais representatividade diante do consumidor. Então, o que acha de aprender como utilizar a ferramenta na sua estratégia de marketing? Acompanhe!

Por que anunciar no Instagram?

O Instagram está crescendo muito rápido e constantemente promove melhorias em suas funcionalidades. Recentemente, a plataforma lançou o IGTV para competir diretamente com o YouTube.

Essa modalidade permite a publicação de vídeos em formatos verticais com duração de até 60 minutos. Ele está identificado na parte superior do app, com o símbolo de uma televisão. Sendo assim, o Instagram oferece três possibilidades de anúncios: feed, stories e IGTV.

A plataforma é tão prática e útil para os negócios que o seu uso quase duplicou desde 2016. Em março de 2017, mais de 1 milhão de empresas utilizavam a ferramenta com a funcionalidade business.  Isso demonstra como o Instagram é um excelente canal para gerar oportunidades. Confira outros motivos para criar anúncios:

  • Organizações de todos os portes podem utilizá-lo;
  • Você consegue segmentar os públicos;
  • A companhia pode interagir com os usuários de diferentes maneiras;
  • Os anúncios têm um preço acessível.

Quais formatos estão disponíveis no Instagram Ads?

O Instagram Ads é uma plataforma para criar anúncios pagos. Os posts patrocinados podem ser veiculados em diferentes formatos, dependendo do objetivo da companhia. O profissional pode ter o intuito de gerar cliques e conversões, ampliar a visualização de vídeos ou incentivar o download de materiais.

Em primeiro lugar, é necessário criar um perfil comercial na ferramenta. Basta fazer o download do aplicativo no smartphone, cadastrar um endereço de e-mail e senha e inserir as informações da empresa. Depois, é só criar diferentes modelos de anúncios:

Imagem

Esse é um formato tradicional de anúncio que aparece no feed dos usuários, como qualquer publicação gratuita. Ele é composto por foto e uma pequena descrição. Veja algumas especificações importantes:

  • Formato: JPEG ou PNG
  • Retrato: 1080 X 1350 pixel
  • Paisagem: 1080 X 608 pixels

A dica para se destacar é caprichar na imagem. Tenha atenção à iluminação e às características do local. Crie uma foto que tenha relação com a proposta da sua marca.

Carrossel

Essa é uma galeria de imagens criada no Instagram Ads. A ferramenta permite o uso de duas a dez fotos ou vídeos. Esse é o modelo de post em que aparece uma indicação para o usuário arrastar a tela. Geralmente, o formato é utilizado por lojas de e-commerce.

Vídeo

Esse anúncio também aparece no feed das pessoas. Porém, ele tem um custo mais alto de divulgação porque costuma gerar mais engajamento. A principal estratégia ao utilizar esse formato é atrair a atenção dos usuários nos primeiros segundos. Também é necessário prestar atenção às características da publicação:

  • Duração: entre 3 e 60 segundos
  • Formato: MP4 ou MOV
  • Paisagem: 1930 X 1080 pixels
  • Retrato: 1080 X 1350 pixels

Stories

Esse é um modelo muito utilizado por loja de roupas, calçados e restaurantes. Ele é um post que desaparece depois de 24 horas, então, é útil caso a empresa queira fazer uma promoção relâmpago, por exemplo. A funcionalidade permite a publicação de imagens, vídeos curtos e transmissões ao vivo. Confira as características principais:

Vídeos

  • Tempo máximo: 15 segundos
  • Tamanho: até 4GB
  • Formato: MP4 ou MOV

Fotos

  • Tempo máximo: 5 segundos
  • Tamanho: até 30 MB
  • Formato: JPEG ou PNG

Como utilizar o Instagram Ads da melhor maneira?

Separamos algumas dicas simples para você aproveitar melhor esse recurso. Veja:

  1. Crie publicações coerentes com o perfil da marca;
  2. Planeje o post para transmitir uma ideia adequada;
  3. Preocupe-se com a qualidade das imagens, valorizando o produto ou serviço exibido;
  4. Utilize textos curtos abaixo da foto e valorize as hashtags;
  5. Dê atenção para a qualidade do áudio utilizado nos vídeos;
  6. Selecione o público adequado para o tipo de anúncio;

Acompanhe os resultados gerados pela plataforma para monitorar quantas pessoas visitam o seu site.

Viu como é simples utilizar o Instagram Ads para criar publicações atrativas? Aproveite esse recurso para gerar mais visitantes no site e ampliar as vendas!

Gostou das dicas de hoje? Então, que tal aprender algumas técnicas para causar uma boa experiência de compra para o cliente?

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