Como ter o site da empresa entre as primeiras indicações do Google? Muitos profissionais de marketing e gestores de organizações querem ter mais destaque na web e não sabem por onde começar. Utilizar o SEO para blog é uma maneira de otimizar a página para os mecanismos de pesquisa e assim, tornar o site mais visível ao público.
Dessa maneira, as pessoas que procuram por serviços ou produtos relacionados ao negócio terão a sua marca como uma referência no mercado. Contudo, é importante compreender que há atualizações frequentes no algoritmo do Google e as táticas de SEO podem mudar um pouco ao longo do tempo.
Neste post, separamos as principais dicas para você melhorar a otimização do blog da companhia. Acompanhe!
Foque em palavra-chave de cauda longa
Não adianta utilizar várias palavras-chave em um mesmo artigo e esperar que o Google valorize o conteúdo. Isso pode prejudicar o blog post porque os mecanismos de pesquisa entendem que você está exagerando no uso de palavras-chave para conseguir uma boa colocação na pesquisa orgânica.
A melhor estratégia, então, é escolher uma ou duas expressões e dar foco a elas e seus sinônimos ao longo do texto. As palavras-chave de cauda longa costumam ser mais eficientes, pois delimitam bastante o assunto que o artigo pretende tratar. Além disso, os usuários que buscam pelas palavras-chave de cauda longa costumam se transformar em leads mais qualificados para o negócio.
Por exemplo: uma loja virtual vende artigos esportivos e tem um blog para produzir conteúdos educativos. Em vez de utilizar o termo “esporte” para produzir um texto, o profissional de marketing pode utilizar “benefícios da prática de esporte”.
Assim, quem acessar o blog post estará procurando mais conhecimento sobre determinado assunto e poderá se converter em um comprador de um tênis de corrida no futuro.
Dê atenção aos locais de uso da palavra-chave no texto
Depois de definir o termo principal utilizado no conteúdo, é hora de conhecer os principais locais para aplicá-lo no texto. Essa é uma técnica que faz parte do SEO para blog, pois ajuda você a obter uma boa colocação nos mecanismos de pesquisa. Os principais campos são:
- título;
- introdução;
- URL;
- meta descrição;
- corpo do texto.
Aqui vale uma atenção extra: se o título for muito longo, procure colocar a palavra-chave mais no começo. Isso evita que o termo seja cortado pelo mecanismo de pesquisa.
Também é importante se lembrar de que a expressão deve fazer sentido ao longo do texto. Portanto, não force a barra apenas para conseguir utilizar a palavra-chave. O foco principal deve ser a criação de um conteúdo de qualidade, e não nos locais em que o termo será usado.
Prepare o blog para o acesso por dispositivos móveis
O Google está penalizando as páginas que não valorizam o usuário que faz o acesso por smartphones e tablets. Por isso, é essencial dar atenção à velocidade de carregamento do blog para conquistar boas posições no mecanismo de pesquisa.
Lembre-se de que a cada dia cresce o número de acessos por dispositivos móveis e o seu website precisa estar preparado para atender a esse público.
Cuide das imagens
A imagem é outra característica de SEO para blog que é muito esquecida pelas empresas. Ela precisa fazer uma conexão com o conteúdo exposto e apresentar um texto alternativo. É por meio dele que os mecanismos de pesquisa conseguem identificar o tema da foto, o que contribui com o rankeamento no Google.
Utilize links internos
Essa é uma técnica essencial de inbound marketing. Os links internos auxiliam os mecanismos de busca na validação da relevância do conteúdo. Imagine que você escreveu um texto sobre “benefícios do esporte” e há outro artigo no blog tratando sobre “tênis para corrida”.
Você poderá incluir esse link em algum momento do texto que falar sobre corrida ou atenção ao uso de calçados corretos para cada atividade. Essa também é uma maneira de mostrar ao leitor que há outros conteúdos de sua autoria que podem interessá-lo.
Valorize a meta descrição
A meta descrição é o texto curto que aparece abaixo do título do blog post quando o usuário pesquisa um termo no Google. Ela tem o papel de informar, de maneira objetiva, sobre o que trata o artigo. Logo, o texto precisa ser curto, conter a palavra-chave e instigar o usuário a clicar no link. Veja o exemplo destacado abaixo:
Percebeu como algumas estratégias podem auxiliá-lo com o uso do SEO para blog? Com o tempo, você pegará a prática e o processo será muito mais fácil.O marketing de conteúdo pode ser utilizado para diferentes públicos. Saiba como aplicar a técnica para o mercado B2B!