Qual é a velocidade do site da empresa? Saiba como diagnosticá-la

Qual é a velocidade do site da empresa? Saiba como diagnosticá-la!

Uma empresa deve acompanhar a velocidade do site para diagnosticar qual é o tempo que a página leva para carregar em smartphones, tablets e computadores. Esse fator é considerado relevante para o Google e influencia o seu critério de exibição dos resultados das pesquisas. Afinal, vivemos na era do imediatismo e as pessoas querem respostas rápidas às suas dúvidas ou problemas.

Continue a leitura e descubra como avaliar o tempo de carregamento de seu website!

Como a velocidade do site influencia os critérios do Google

O Google considera muito importante o tempo de carregamento de uma página. A empresa tem como intuito promover a melhor experiência para o usuário, por isso, valoriza os websites que têm uma velocidade rápida em computadores e dispositivos mobile.

Esse fator ganhou ainda mais relevância a partir de julho de 2018. Logo, é preciso realizar testes com frequência para monitorar a velocidade da página para conseguir sair na frente dos concorrentes. Além disso, o tempo de carregamento influencia os resultados da organização de diferentes maneiras:

Geralmente, são consideradas rápidas as páginas que levam menos de três segundos para carregar. Contudo, esse tempo pode variar dependendo do propósito do website. Um e-commerce, por exemplo, precisa ser ainda mais rápido, pois o seu intuito é vender online.

Principais fatores que prejudicam o carregamento da página

Algumas características interferem na velocidade da página. São elas:

Imagem

Websites com fotos pesadas e muitos vídeos podem ter um carregamento mais lento. Por isso, o ideal é avaliar a necessidade do uso das imagens e sempre dar preferência pelas que apresentam um tamanho reduzido.

As ferramentas de edição, como o Photoshop, ajudam a criar um arquivo otimizado para web. A  plataforma WordPress tem o plugin Smush Image Compression and Optimization, que pode ser utilizado pelos usuários para comprimir os arquivos.

Redirecionamentos

Muitas vezes, o navegador faz o redirecionamento da URL para mostrar a localização de um conteúdo, rastrear cliques ou corrigir diferentes tipos de acesso (http ou https). Isso também aumenta o tempo de carregamento da página. Por isso, o mais indicado é restringir os direcionamentos e indicar sempre a versão correta do link.

Organização de dados

Um programador de site organiza os dados utilizando quebras de linhas e espaços que não interferem no conteúdo final. O problema é que os arquivos ficam pesados e isso prejudica a velocidade do site.

A solução é deixar os documentos mais leves ao retirar as informações desnecessárias. Para tanto, você pode utilizar ferramentas como a disponibilizada pelo site Minifycode. É claro, não se esqueça de realizar um backup das informações antes de efetuar qualquer mudança. Assim, você poderá recuperar os dados sempre que desejar.

Configuração AMP

A internet móvel não tem a mesma qualidade que a fixa e isso já afeta o tempo de carregamento das páginas. O Google lançou o Accelerated Mobile Pages (AMP) para contornar essa situação e auxiliar as organizações.

Sendo assim, o ideal é buscar uma empresa com experiência no assunto para ajudar na configuração e organização do website.

Como testar a velocidade do site

Se você chegou até aqui, já percebeu que é importante diminuir o tempo de carregamento da página da empresa. Então, conheça algumas soluções que podem contribuir com o monitoramento da velocidade:

PageSpeed

A ferramenta só exige que você indique o link do site analisado. A partir daí, ela faz a análise e mostra algumas sugestões de melhorias para versões mobile e desktop. As informações são listadas com critério de prioridade (vermelho para o mais grave e verde para o menos urgente) para o usuário compreender os principais fatores que prejudicam a velocidade da página. Acesse Aqui!

GTmetrix

A solução permite ao usuário avaliar o tempo de carregamento da página e ainda emite um relatório para indicar os critérios que devem ser melhorados. Ela analisa 27 dados diferentes para apresentar uma nota de classificação para o site. Você só precisa criar uma conta gratuita e assim, poderá realizar o teste por regiões do país. Acesse Aqui!

Pingdom Website Speed Test

Essa ferramenta mostra um resumo composto por uma nota de classificação para o site, o tempo de carregamento, tamanho dos arquivos e número de solicitações realizadas.

Em síntese, a velocidade do site interfere no posicionamento da página no buscador do Google. Portanto, é fundamental realizar análises frequentes para ter um diagnóstico sobre os aspectos que podem ser aperfeiçoados..

Quer conhecer mais sobre esse mundo online? Entenda por que é importante ter um website atualizado!

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