Muitas empresas sonham em migrar a loja física para a virtual. E essa pode ser uma grande oportunidade para quem deseja crescer. Afinal, o comércio eletrônico já cresce a cada dia e deve alcançar a marca de R$ 79,9 bilhões em vendas em 2019. Caso essa perspectiva se concretize, o país registrará um crescimento de 16% nas vendas online em comparação ao ano anterior.
Portanto, ter uma loja online permite ampliar a abrangência do público e as perspectivas de vendas. Quer saber o que você precisa fazer para seguir com esse projeto? Vamos lá!
Passo a passo para migrar a loja física para o digital
Ter uma loja virtual demanda uma atenção redobrada com estoque, vendas, gestão financeira e atendimento ao cliente. Veja o que não pode faltar nesse processo:
1. Planeje a migração para a loja virtual
Não dá para entrar no mundo digital da noite para o dia. É muito importante planejar essa mudança e estruturar a empresa. Por isso, a dica é pesquisar mais sobre o mercado, os fornecedores, prazos de entrega, formas de envio das mercadorias e plataformas de pagamento.
Faça um pequeno plano de negócios e estruture todas as áreas necessárias para fazer a empresa funcionar. Depois disso, você pode seguir para as próximas etapas antes de iniciar a migração da loja física para a virtual.
2. Treine a equipe
Estruture os processos dentro da empresa e faça o treinamento da equipe para o uso das ferramentas necessárias no ambiente digital. Os profissionais precisam ter uma atenção especial ao processo logístico, pois disso depende a qualidade e o prazo de entrega dos produtos.
Também é possível integrar um chatbot à loja virtual para fazer a primeira etapa do atendimento ao cliente. Assim, você consegue direcionar os profissionais para o serviço mais especializado.
3. Desenvolva o website
Procure uma empresa séria para desenvolver o site da sua loja virtual. Nesse momento, opte por fornecedores que tenham conhecimento em SEO, melhores práticas para favorecer a experiência do usuário e também boa performance em web design. A página também precisa se adaptar bem aos dispositivos móveis, pois muitas pessoas já realizam pesquisas e compras pelo smartphone.
Também é recomendável dar uma atenção especial às imagens dos produtos e suas descrições. Elas precisam fornecer informações completas como tamanho, preço e materiais utilizados.
4. Escolha as formas de pagamento
Na hora de migrar a loja física para a virtual você também precisa preparar o ambiente para receber diferentes formas de pagamento. Para tanto, recomenda-se escolher um gateway que permite opções como boleto, cartão de crédito e débito. Assim, o cliente poderá escolher a melhor forma de pagamento para ele.
5. Faça a divulgação do negócio
Também é importante fazer um planejamento de marketing para divulgar a loja virtual e chegar até o público-alvo. Para tanto, você pode trabalhar com conteúdos otimizados para SEO, redes sociais, anúncios pagos e acompanhar as métricas desses canais para saber quais geram mais retorno financeiro para o negócio.
Pronto! Agora você já conhece o passo a passo para migrar a loja física para a virtual. Está pronto para seguir com esta ideia? Então conheça as etapas de criação de um website para e-commerce!