Entenda como utilizar o senso de urgência para converter por e-mail

Entenda como utilizar o senso de urgência para converter por e-mail

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Você encaminha e-mail marketing para as pessoas que se cadastraram no site, mas não percebe muito resultado? Está na hora de variar suas estratégias e utilizar o senso de urgência para converter mais!

Muitas pessoas só tomam a iniciativa de comprar um produto quando percebem que existe um desconto por tempo limitado. A linguagem utilizada nos e-mails também estimula uma decisão mais rápida, o que favorece o aumento das conversões. A seguir, explicamos como utilizar essa prática para impulsionar as vendas.

Compreenda por que utilizar o senso de urgência

O livro “Armas da Persuasão”, de Robert Cialdini, aborda as principais características que facilitam o relacionamento entre o vendedor e o cliente e os motivos que facilitam o fechamento de uma venda. Entre eles estão:

  • reciprocidade;
  • autoridade;
  • escassez.

A última característica citada mostra que o sentimento de perder algo é muito forte e aciona o lado emocional do cérebro, que tenta evitar a sensação. Por isso, criar um senso de urgência em alguns momentos no e-mail marketing funciona como um gatilho mental para estimular a compra.

Saiba como aplicar o senso de urgência na estratégia de marketing

Um relatório da Experian identificou que as ações com senso de urgência geram 14% a mais de cliques e até 59% a mais de conversão. Já imaginou como isso pode se refletir em lucro para o negócio?

É claro, elas não podem ser utilizadas diariamente porque senão perdem a efetividade. Por isso, é necessário avaliar qual é o melhor momento de aplicar a técnica. Um mês com baixo movimento nas vendas, por exemplo, consegue ter uma expressiva mudança nos resultados ao utilizar a prática para gerar mais receita em curto prazo. Saiba como aplicar esse método:

1. Pense no conteúdo a ser escrito

Você precisa compreender que o senso de urgência só existe se a oferta é por um tempo limitado. Sendo assim, procure resolver um problema do consumidor ao mostrar um produto interessante para ele.

Essa ideia de urgência pode aparecer no e-mail ao disponibilizar um item com edição limitada, por exemplo. Outra opção é um desconto imperdível por um prazo curto.

2. Utilize frases de urgência

Mostre ao potencial cliente que a oferta é por tempo limitado, seja pelo número reduzido na quantidade de produtos, o prazo da oferta ou tempo para envio.

Por exemplo: imagine que você já está no dia 17 de dezembro, perto do Natal, e o marido ainda não comprou presente para a esposa. Ele tem um tempo curto para conseguir fazer uma escolha para ainda receber a mercadoria antes da data. Você pode utilizar essa ideia para criar um senso de urgência: “já imaginou se sua esposa fica sem um presente?”

Para tanto, utilize frases de efeito para estimular a compra por impulso, sem dar muito tempo para o consumidor pensar. Veja alguns exemplos:

  • Corra! Faltam apenas 2 horas para a oferta acabar!
  • A oferta é só por hoje! Aproveite para economizar.
  • Oferta de última hora! Não vai perder esta oportunidade, né?

3. Valorize o e-mail

Insira uma chamada atraente no assunto do e-mail. Ela deve combinar com o conteúdo exposto ao longo do texto principal. Observe o exemplo da Natue para falar de uma promoção:

Percebeu que o assunto é atrativo “Já viu isso aqui?” e ao lado da mensagem principal aparece “é 50% OFF atrás de 50% OFF”? Ao abrir o e-mail a ideia continua. A empresa optou por inserir imagens para dar mais atratividade e nelas aparecem as principais ofertas da loja.

Abaixo da promoção ainda tem o CTA (call to action) para estimular a compra em palavras como “eu quero”, “aproveite”, “confira”. Ao clicar ali, o consumidor é encaminhado direto para o site para efetuar a aquisição.

Enfim, o senso de urgência pode ser utilizado em alguns momentos para favorecer o giro de estoque e a entrada de receita em curto prazo. Lembre-se apenas de não utilizar esse recurso toda semana, pois isso pode promover o efeito contrário no cliente gerando a ideia “se tem oferta direto não preciso me preocupar em comprar agora”.

Gostou das dicas de hoje e quer saber mais sobre vendas? Temos um post que explica como funciona o marketplace e as vantagens de utilizá-lo. Que tal conferir?

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