Você inaugura sua loja, faz o marketing dela, vende alguns produtos e finalmente percebe algo. Quase todos os seus pedidos possuem o mesmo valor baixo. Seus clientes compram a mesma quantidade de produtos e gastam o mesmo valor total todas as vezes.
Sua loja parece começar a se estabilizar, e sua receita começa a ficar parecida em todos os meses. Uma solução é obter mais tráfego e, com isso, mais pedidos no seu site. Porém, para alguns donos de lojas, isso pode significar mais trabalho e mais custos.
De forma alternativa, e às vezes uma opção melhor, você pode fazer com que seus clientes finalizem a compra com mais produtos no carrinho de compras.
Neste post, irei compartilhar cinco estratégias comprovadas que podem ajudar a aumentar o valor dos pedidos da sua loja online e fazer com que seus clientes finalizem as compras com o carrinho mais cheio.
Primeiramente, o que é um Valor de Pedido Médio?
O valor de pedido médio da sua loja virtual é o montante geral de dinheiro que cada cliente acaba gastando em cada transação. Você pode calcular o seu valor de pedido médio com base nesta fórmula simples:
Receita total / número de pedidos = valor de pedido médio
Por exemplo, caso a receita total da sua loja virtual no valor de R$ 17.000,00 fosse dividida entre 100 pedidos, seu valor de pedido médio seria R$ 170,00.
Para aumentar seu valor de pedido médio, você terá que convencer os clientes a incluir mais itens ao carrinho antes de finalizarem a compra. Vamos falar sobre como você pode incentivar essa atitude.
1. Recomendações de Produto
Ocasionalmente, os clientes estão tão focados em comprar um dos seus produtos que eles acabam não explorando as páginas para encontrar outros itens. Isso acarreta em carrinhos menos cheios e, como resultado, valores de pedido médio menores.
Para ajudar a resolver esse problema, tente incluir recomendações à sua página de produto ou de finalização da compra. Ao descrever produtos populares ou itens que outros clientes compraram, além do que já estiver no carrinho do usuário, você pode não somente minimizar atritos antes da finalização da compra, mas ainda aumentar os valores dos pedidos.
Para ilustrar esse ponto, eis aqui a Camisa Chapecoense III combinando com outros produtos que podem ser de interesse do leitor. Essa é uma excelente técnica, principalmente se eu acabar gostando de alguma nova fragrância e decidir fazer novos pedidos no futuro.
Considere utilizar frases no seu site, como “complemente seu look” (para sites de moda e roupas online) ou “Aproveite e compre junto”, ao sugerir mais produtos para seus clientes.
2. Mostre Acessórios Relevantes ou Produtos Complementares
Bem semelhante à estratégia anterior, essa dica envolve incluir sugestões de itens na sua página de produto. Neste caso, em vez de simplesmente sugerir outros itens populares da sua loja virtual, tente escolher produtos que combinem bem com aquilo que estiver no carrinho dos usuários, como acessórios ou complementos. Por exemplo, um mouse para um laptop ou pilhas para um controle remoto.
Trata-se basicamente de vendas cruzadas e adicionais (cross-selling e upselling), sobre as quais você pode aprender mais em nosso post sobre upselling e cross-selling.
3. Defina Pedidos Mínimos em Troca de Cupons/Frete Grátis/Brindes
Aumentar o seu valor de pedido médio também pode ser feito com o oferecimento de incentivos nas ocasiões em que os clientes gastarem um valor mínimo na sua loja online. Considere definir um valor mínimo de pedido em troca de frete grátis – é muito fácil de fazer isso no projetos da TwoWeb e altamente eficiente para aumentar o valor de pedido médio.
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Flórida, o valor de pedido médio para uma loja online com “frete grátis para pedidos acima de R$ 75” foi de R$ 64,68, comparado com um pedido médio de R$ 46,04 quando essa mesma loja virtual ofereceu “frete grátis para todos”.
Outros exemplos de incentivos em troca de pedidos mínimos incluem a oferta de um cupom ou brinde quando seu cliente alcançar o limite mínimo do valor de compra. Por exemplo, oferecendo 15% de desconto em pedidos acima de R$ 75 ou uma camiseta grátis em todos os pedidos acima de R$ 100.
Certifique-se de também utilizar uma barra promocional no seu site, para tornar óbvio que você está oferecendo um incentivo em troca de um pedido mínimo.
4. Crie um Programa de Fidelidade
Caso sua loja comercialize produtos de consumo (itens que seus clientes precisam reabastecer, como vinhos ou cervejas), considere estabelecer um programa de fidelidade ou de recompensas. Programas de fidelidade atuam como uma estratégia de retenção e ajudam a construir relacionamentos entre clientes e alguma marca, assim como auxiliam você a aumentar o valor de pedido médio da sua loja virtual.
Quando existe um incentivo para que seus clientes ganhem pontos no seu programa de fidelidade, você pode se preparar para perceber o seu valor de pedido médio aumentar significativamente. A Sweet Tooth descobriu que as lojas online que incluem recompensas para pedidos 15%-20% acima da média da loja podem fazer os clientes gastarem mais.
Pode parecer contraditório oferecer um programa que ofereça descontos (o que diminui sua receita), mas um estudo realizado pelo Centro de Gerenciamento de Varejo da Universidade Northwestern, de acordo com a BigDoor, revelou que clientes fiéis podem representar até 70% das vendas totais. Além disso, uma pesquisa da TechnologyAdvice descobriu que os clientes são mais propensos a comprar em lojas que oferecem programas de fidelidade.
Criar um programa de fidelidade para sua loja virtual é mais fácil do que você pode imaginar.
5. Agrupe Produtos ou Crie Pacotes
Se você deseja que os clientes finalizem a compra com mais itens, experimente criar grupos de produtos que custem menos do que se fossem comprados individualmente. Ao agrupar produtos, você estará efetivamente aumentando o valor percebido da transação. Trata-se da satisfação que os clientes obtêm ao aproveitar uma oferta, e, de acordo com um estudo realizado pela Faculty of Virginia Polytechnic Institute and State University, isso pode ajudar a aumentar as vendas.
Por exemplo, recomende outro produto complementar e ofereça um desconto no momento da finalização da compra, assim como a Netshoes faz com seus sapatênis e capas de celular.
Você ainda pode permitir que seus clientes criem os próprios agrupamentos ao oferecer produtos personalizados ou pacotes que permitam aos clientes escolher quais recursos ou complementos eles queiram junto a seus pedidos.
Conclusão
Agora, é a sua vez. Você só precisa implementar uma dessas estratégias para começar a perceber um aumento no valor médio de pedido da sua loja.
Se você tem qualquer dúvida sobre aumentar o valor de compra médio da sua loja ou deseja escrever um feedback sobre este post, deixe um comentário abaixo. Faço questão de participar e responder a todos.
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Fonte: Shopify