Ter um excelente produto e uma equipe técnica qualificada para executar os serviços é ótimo, mas se não houver qualidade no atendimento ao cliente todo o trabalho pode ir por “água abaixo”.
O grande desafio de muitos negócios é manter uma equipe focada em encantar o público, proporcionando uma experiência positiva e com aquele “algo a mais”. Quer saber quais práticas adotar para conquistar a confiança do consumidor? Vamos lá!
1. Capacite a equipe para o atendimento ao cliente
Saber receber bem os consumidores faz parte de qualquer modelo de negócio – seja ele no modelo físico ou virtual. É claro que cada ambiente tem as suas particularidades, mas todos os estabelecimentos precisam focar a atenção no atendimento ao cliente.
Em uma loja física, por exemplo, o vendedor deve receber o consumidor com um sorriso no rosto, mostrar-se prestativo, usar a tecnologia para proporcionar uma experiência diferenciada e ajudá-lo a fazer uma boa escolha. Muitas vezes, isso significa dizer que determinado produto não se encaixa no seu perfil e existe outro mais adequado.
Já no e-commerce essas características são evidenciadas de outras formas: com um site responsivo, de fácil usabilidade e com uma facilidade para iniciar um chat com um atendente (que pode ser uma pessoa ou um robô inteligente).
Como melhorar esses processos? Para quem atua em estabelecimentos físicos é fundamental promover capacitações contínuas com boas técnicas de atendimento e vendas. No ambiente virtual, por sua vez, é necessário olhar para a loja, identificar as falhas e corrigi-las.
2. Escute o que o cliente tem a dizer
Treine a equipe para que os profissionais tenham paciência para escutar ou ler os comentários dos clientes. Eles também precisam saber reagir de forma positiva, até mesmo quando é uma reclamação.
Ao abrir um canal para o diálogo você aumenta a confiança do cliente na sua empresa e cria uma oportunidade de melhorar os produtos ou serviços. Não perca essa chance para avaliar melhor o seu negócio e corrigir eventuais falhas.
3. Proponha uma solução
O cliente reclamou de um produto que comprou? A entrega do e-commerce atrasou? A sua equipe precisa saber lidar com essas situações com agilidade e propor uma solução para o problema.
Caso a mercadoria apresente defeitos, o ideal é realizar a troca imediatamente. Assim, o cliente ganha a confiança no seu estabelecimento para futuras compras. As lojas virtuais também precisam se mostrar dispostas a receber a mercadoria quando o consumidor não gostou do produto. O código do consumidor estabelece um prazo de 7 dias para a solicitação da devolução ou troca para quem realizou uma compra online.
Em casos de atrasos na entrega, a equipe pode se antecipar e ligar para o cliente quando surge algum problema no transporte. Essa atitude demonstra que a empresa se preocupa com ele e está agindo para resolver a situação.
4. Mantenha o cliente engajado com a marca
O consumidor comprou o seu produto. Pronto! O trabalhou acabou. É claro que não! A sua empresa deve manter o cliente engajado com a marca, pois isso faz a empresa ser lembrada em outros momentos.
Sendo assim, tenha profissionais dedicados para manter um relacionamento com esses consumidores. Você pode investir em comunicação por e-mail marketing, direcionamento de ofertas exclusivas e encaminhamento de dicas para o seu dia a dia.
5. Dê atenção ao pós-venda
Preocupe-se também com a forma como o cliente é tratado após a compra. A aquisição foi feita pela internet? Então, aproveite para encaminhar uma pesquisa de satisfação para saber o que ele achou do produto e da empresa. Ele relatou algum problema? Solicite que um colaborador entre em contato para compreender melhor o problema e possa ajudá-lo.
Pronto! Agora você já sabe como melhorar ao atendimento ao cliente na sua empresa. Gostou dessas dicas e quer saber mais? Temos um artigo incrível que explica como definir as metas de vendas para o seu time!