Gestão do negócio: como sobreviver durante o coronavírus?

A pandemia do coronavírus (Covid-19) deixou muitos empreendedores preocupados com o que está por vir. Como sobreviver durante a crise quando muitas organizações precisaram fechar as suas portas? Cuidar da gestão do negócio é o primeiro passo para conseguir se manter durante o período.

Para ajudá-lo neste momento, separamos algumas dicas que já estão sendo aplicadas por muitas empresas. Vamos conferir? ?

1.Cuide da sua presença digital

O isolamento social em diferentes estados do país levou muitas pessoas para dentro de suas casas. Elas estão cada vez mais conectadas e em busca de informações a todo o momento.

Portanto, essa é a hora de investir forte na sua presença digital. Como está o website da sua empresa? Faz tempo que a página não recebe uma atualização? Talvez este seja o momento de olhar para as suas deficiências e planejar suas estratégias daqui para frente. ?

Você pode integrar diferentes ações para fortalecer a sua presença digital. Administre o site e coloque informações relevantes, faça o gerenciamento das suas redes sociais e publique conteúdos que vão ajudar a sua persona

Por mais que você não possa vender neste momento, essas informações vão ajudar a estreitar o seu relacionamento com os potenciais clientes e quando tudo voltar ao normal será possível vender mais.

Social Media Twitter GIF - Find & Share on GIPHY

2.Teste o trabalho remoto

Algumas atividades podem funcionar muito bem com o trabalho remoto. Uma empresa de tecnologia, por exemplo, pode utilizar as plataformas digitais para ter comunicação entre a equipe, gerir os projetos e continuar produzindo. Entre elas estão o Zoom para reuniões, WhatsApp para conversas rápidas e Trello para gerenciamento de tarefas. ?

Escritórios de contabilidade também conseguem continuar trabalhando por home office. É claro, pode ser um desafio não misturar a vida pessoal com a profissional, mas este pode ser um excelente aprendizado.

Home Office Edlv GIF by Erika De La Vega - Find & Share on GIPHY

Se você tem uma equipe para gerenciar esse é um momento de confiar nas pessoas e trabalhar a liderança. Procure não pensar tanto em horas de atividade, mas nos resultados obtidos durante o período.

3.Invista no serviço de delivery

Muitos restaurantes e cafés também precisaram fechar suas portas durante o período de quarentena do Covid-19. O que fazer para não “quebrar”? Invista no atendimento online e nos serviços de entrega. ?

Já existem diferentes plataformas para facilitar a venda online como o Delivery Much e o iFood. Outra opção é utilizar o WhatsApp para receber os pedidos de clientes e organizar a entrega com um motoboy. Seja criativo, arrisque e colha os resultados.

Fed Ex Ride GIF by MOODMAN - Find & Share on GIPHY

Lembre-se: as pessoas estão mais tempo em suas casas e podem querer saborear uma refeição ou bebida diferenciada. Aproveite o momento para testar um novo modelo de negócio e manter o seu faturamento. E claro, adote todas as medidas essenciais para manter a segurança dos colaboradores e clientes, como o uso de álcool gel e máscaras.

4.Inove na gestão do negócio

As dificuldades podem servir como aprendizado para você buscar estratégias diferenciadas para a gestão do negócio. Portanto, aproveite o momento para fazer cursos online, trocar ideias com outros empresários, conhecer plataformas de gestão, pesquisar serviços em outros países e se inspirar para melhorar a sua empresa. ?

Também é o momento de olhar com mais atenção para a situação financeira da empresa e negociar dívidas. Se você aluga o espaço do escritório, por exemplo, pode tentar conversar com o locador para reduzir o valor por alguns meses até as vendas voltarem ao normal.

Vale lembrar que o Governo também prorrogou o pagamento dos tributos federais do Simples Nacional. Sendo assim, as dívidas relacionadas aos meses de março, abril e maio de 2020 serão postergadas para os últimos meses do ano. Essa pode ser uma ajuda para quem vai precisar contornar as despesas nos próximos meses.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você aperfeiçoar a gestão do negócio e sobreviver durante a pandemia do coronavírus. Lembre-se de manter uma presença no ambiente digital e procure estreitar os laços com os seus clientes. E se precisar de ajuda com o seu website, não hesite em chamar a nossa equipe! ?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!