Vale a pena ter um e-commerce B2B?

Vale a pena ter um e-commerce B2B?

O processo de negociação e vendas para empresas é muito complexo. O cliente avalia condições de pagamento, preço, credibilidade do fornecedor, capacidade de atender as demandas e cumprimento da legislação. E será que há espaço para criar um e-commerce B2B para esse público?

Grandes companhias já investiram nesse setor e estão acompanhando um crescimento nas vendas. Como exemplo temos a Amazon Business Prime e Americanas Empresas. Porém, para entrar nesse mercado é recomendável conhecê-lo e entender o que não pode faltar no projeto da loja virtual. Explicamos sobre este assunto a seguir!

Dados sobre o e-commerce B2B

Antes de planejar uma loja virtual para o mercado B2B, é importante saber se existe demanda para o segmento. Qual é a movimentação de dinheiro neste setor? Um estudo da Forrester estimou que o e-commerce B2B nos Estados Unidos deve alcançar a marca de USD 1.8 trilhões até 2023. Portanto, este é um mercado em crescimento e com muitas oportunidades de negócio para as empresas. A tendência está chegando ao Brasil com o lançamento de lojas como Americanas para Empresas e Grupo Pão de Açúcar.

O que é necessário pensar ao criar a loja virtual para o mercado B2B?

Vender para empresas é um processo diferente e muitas vezes mais longo. Por isso, muitas características devem ser consideradas na hora de criar o e-commerce B2B. Veja:

Mapeamento de Preços

Uma característica do mercado B2B é a relação comercial e a diferenciação de preços. Um cliente que sempre compra em grande quantidade costuma receber uma oferta diferenciada, e o sistema da loja virtual precisa estar adaptado a esse contexto. Portanto, é importante criar uma tabela de preços e estabelecer opções de descontos conforme o perfil do cliente.

Formas de pagamento

As compras do mercado B2B geralmente passam por uma aprovação de crédito e faturamento, porém, o pagamento é feito em outro momento. Sendo assim, na hora de criar a loja virtual para empresas é importante planejar as condições e prazos de pagamento.

Regras para pedidos

Geralmente, as empresas trabalham com um pedido mínimo. Sendo assim, também é importante planejar como será a logística de entrega dos produtos e a forma de processamento dessas requisições.

Cadastro

O e-commerce B2B também pode utilizar um sistema para gravar o CNPJ da empresa e outros dados relacionados ao pedido. Isso pode ser utilizado como informação para gerar ofertas direcionadas para o cliente e aumentar a cartela de itens vendidos em médio e longo prazo.

Pagamento de Impostos

Outro fator característico do mercado B2B que precisa ser planejado na hora de criar a loja virtual é o cálculo e pagamento de impostos. Nesse caso, é necessário utilizar um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) capaz de realizar os cálculos dos impostos considerando a variação das taxas em cada estado. Afinal, um erro nesse processo pode gerar problemas na hora de gerar a Nota Fiscal e encaminhar os dados para o governo.

Suporte ao cliente

Também é imprescindível disponibilizar uma equipe qualificada para realizar o suporte ao cliente do ambiente empresarial. Você pode incluir opções de chat, e-mail, telefone e WhatsApp para facilitar a comunicação solucionar as dúvidas e problemas de forma ágil.

Como você pôde perceber ao longo do artigo, há muitos detalhes técnicos para se preocupar na hora de criar um e-commerce B2B. Contudo, esse é um mercado em expansão e com excelentes oportunidades de negócios. Quer saber como dar o próximo passo para aplicar esta ideia? Entenda como funciona o passo a passo para implementar uma loja virtual!

 

 

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