Quais são os tipos de hospedagem de site?

Quais são os tipos de hospedagem de site?

Publicado em

A hospedagem de site é a reserva de um espaço em um servidor físico responsável por armazenar todas as informações geradas pela página. É por meio dela que o website consegue manter a estabilidade e permanecer no ar durante 24 horas por dia.

Antes de escolher um plano de hospedagem ideal para o seu negócio, é importante conhecer os principais tipos disponíveis no mercado. Vamos lá?

Principais tipos de hospedagem de site

É possível encontrar diferentes preços de hospedagem na internet, pois eles variam muito de acordo com a qualidade e modelo oferecido. Veja:

Compartilhada

Esse é o modelo de hospedagem de site mais disponibilizado na web. Ele significa que a sua empresa vai dividir um espaço no servidor com outras organizações.

Como afeta o negócio? Em momentos de muito tráfego a página pode ficar lenta e apresentar um tempo maior de carregamento para o usuário, chegando até a aparecer uma mensagem de erro. Isso porque os demais sites hospedados no mesmo ambiente também afetam o desempenho da sua página.

Por isso, a hospedagem compartilhada é indicada apenas para pequenos websites e organizações que não dependem de uma venda online. Por isso, essa também é a opção mais barata disponível no mercado.

VPS

O modelo VPS (Virtual Private Server) consiste na união de diferentes servidores virtuais em um servidor, criando um ambiente único. Assim, há um menor número de páginas no ambiente o que já ajuda a deixar os carregamentos um pouco mais rápidos do que no modelo compartilhado.

Todavia, ele ainda não tem a mesma capacidade de uma hospedagem dedicada e só é recomendado para websites pequenos.

Servidor dedicado

Nessa opção, o proprietário do site consegue ter o controle total para implementar diferentes tipos de software. Ele também ganha um maior espaço de armazenamento para inserir fotos e vídeos.

Outra vantagem do servidor dedicado é a capacidade de receber mais tráfego de usuários sem que o website apresente problemas de navegação ou velocidade no carregamento da página.

Por isso, esse é o modelo mais indicado para grandes companhias, lojas de e-commerce e empresas que precisam de disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Hospedagem na nuvem

Esse tipo de hospedagem de site é o mais moderno que existe. Diferentes servidores ficam conectados uns aos outros, o que garante o balanceamento de carga. Uma vantagem desse modelo é a capacidade de ampliar ou reduzir recursos de acordo com as necessidades da empresa, bem como o uso de protocolos robustos de segurança.

O que avaliar em um serviço de hospedagem de site?

O gestor da empresa deve sempre considerar quais são as necessidades envolvidas na criação de uma página virtual. Isso influencia tanto o processo de escolha do modelo de hospedagem de site quanto a plataforma utilizada. Conheça abaixo os principais fatores que você precisa avaliar antes de fazer uma escolha:

Capacidade de armazenamento

Verifique a quantidade de espaço disponível para armazenar os dados da empresa, incluindo fotos, vídeos, áudios e textos. Se a ideia é atualizar o website diariamente, por exemplo, será necessário buscar um modelo de hospedagem mais flexível e com bastante espaço.

Uma plataforma de e-commerce também precisa de uma hospedagem robusta para garantir que os usuários consigam visualizar todas as informações disponíveis no website e cheguem até a etapa final do carrinho de compras. Sendo assim, não adianta buscar um modelo compartilhado, pois isso só trará dor de cabeça com o passar do tempo.

Velocidade e número de acessos de usuários

A página recebe inúmeros acessos diários? Ela foi criada para vender mercadorias? Então, você precisa de uma hospedagem de site que diminua o tempo de carregamento e não corra o risco de apresentar falhas durante a navegação dos potenciais clientes.

Nesse caso, é indicado buscar um modelo de hospedagem em cloud ou servidor dedicado, pois ambos apresentam grande capacidade de armazenamento de informações e rapidez no acesso em momentos de pico.

Afinal, a demora no carregamento da página pode fazer os usuários desistirem da navegação. Ela também compromete o posicionamento nas buscas do Google.

A hospedagem compartilhada pode ser suficiente para quem pretende criar um blog pessoal sem altos volumes de acesso.

Portanto, saiba qual é a necessidade da empresa antes de contratar um plano de hospedagem de site. Lembre-se ainda de avaliar a reputação do fornecedor e a capacidade de armazenamento de informações.

Continue a visita em nossa página e compreenda como melhorar a experiência do usuário no website!

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!