Muitas organizações ainda relutam em contratar serviços de uma agência digital. Geralmente, isso ocorre porque eles têm muitas dúvidas em relação à efetividade do trabalho e resultados para a companhia.
Compreenda, a seguir, quais são as principais ressalvas dos gestores ao contratar uma equipe terceirizada e saiba como convencê-los a fechar uma boa proposta!
Relação entre preço e valor do serviço da agência digital
A pergunta mais comum na área de marketing é “quanto o serviço vai me custar”? Os gestores se preocupam muito com o preço da contratação de uma agência digital e se esquecem de que há outros fatores que devem ser analisados.
Uma boa agência de marketing consegue mostrar o valor de sua atividade, pois tem autoridade no assunto e apresenta resultados aos seus clientes. Sendo assim, o trabalho não deve ser medido pelo preço, mas pelo que ele gera de retorno ao negócio.
Para tanto, o gestor precisa compreender qual é a real necessidade de sua empresa e perceber que a equipe terceirizada poderá atender às suas expectativas.
Efetividade dos serviços de marketing
Há quem ainda pense que marketing é apenas fazer a promoção de um produto e esperar que os clientes corram para a loja. Quando o gestor pensa dessa maneira, poderá ter dificuldade para entender com clareza a eficiência do trabalho da agência digital.
A atuação do marketing vai muito além de criar propaganda. O serviço envolve a análise do mercado, planejamento e definição de estratégias focadas no público-alvo. A publicidade é apenas uma parte de todo o trabalho envolvido.
Dessa maneira, a efetividade pode ser analisada mediante um maior interesse das pessoas pela marca, o reconhecimento do mercado, o aumento das vendas e a percepção de um diferencial no produto ou serviço.
Por exemplo: a Nike é uma empresa que conquistou a credibilidade e confiança dos consumidores. Sua marca é lembrada por muitas pessoas, o que contribui para um significativo número de vendas. Contudo, ela desenvolve ações que vão desde o planejamento, patrocínio de eventos esportivos, definição de um slogan forte e atuação da equipe de vendas.
Garantia de sucesso das ações
Dificilmente será possível apresentar uma garantia do serviço prestado, como crescimento de 10% das vendas ou a conquista do primeiro lugar no Google.
Contudo, uma agência digital consegue monitorar muitos indicadores e criar relatórios mensais para apresentar à empresa. Por exemplo: pode-se identificar qual é o número de visitantes em determinado mês no site da companhia, quantos fecharam uma compra ou iniciaram uma negociação.
O profissional também consegue identificar o número de leads gerados com determinada ação nas redes sociais ou no blog, por exemplo, e apresentar os dados da repercussão.
Todavia, para que os resultados sejam alcançados é necessário que haja um planejamento e combinação de ações. O site da empresa precisa estar atualizado e otimizado para SEO, o blog precisa receber conteúdos novos com frequência e a equipe deve acompanhar os leads gerados para manter um relacionamento com eles.
É comum que os gestores apresentem algumas dúvidas em relação aos serviços e custos da contratação de uma agência digital. Porém, o trabalho pode gerar bons resultados quando a companhia conta com a parceria de uma equipe profissional qualificada.
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