Quantas vezes você já entrou em um comércio eletrônico e se deparou com uma cartela de ofertas de produtos que você estava interessado? Essa situação é comum a muitas pessoas, pois a tecnologia facilita a coleta de dados sobre o estilo de vida e necessidades dos usuários. Os sistemas de recomendação são utilizados nas lojas virtuais para facilitar indicação de produtos e aumentar as oportunidades de vendas.
Quer compreender como eles funcionam? Acompanhe o post!
O que são os sistemas de recomendação?
São ferramentas que utilizam algoritmos, técnicas de filtragem de dados e inteligência artificial para aperfeiçoar a navegação dos usuários no e-commerce. Os sistemas de informação automatizam as buscas e apresentam os produtos que melhor se encaixam no perfil dos clientes.
Eles transformam o comércio eletrônico em um ambiente personalizado, como se existisse “uma loja por cliente”. Os sistemas de recomendação captam as informações que os usuários transmitem ao website para direcionar o processo de compra ao padrão de comportamento.
Por exemplo: uma mulher que está realizando pesquisas sobre roupas para crianças na web receberá ofertas nesse perfil ao entrar em uma loja virtual. A sua visão será completamente diferente de um homem que busca um aparelho de televisão, por exemplo, mesmo que os dois entrem no mesmo e-commerce.
A Amazon é uma loja que sabe utilizar esse tipo de ferramenta com muita inteligência. Ela disponibiliza opções baseadas no histórico de compras do cliente e conforme as características do produto. Ela também reúne os dados da lista de desejos para propor os melhores produtos ao consumidor.
Quais são os cuidados no uso dessas ferramentas?
O gestor deve compreender que os sistemas não fazem milagres. São soluções que auxiliam as empresas e os consumidores, mas deve existir um trabalho mais abrangente envolvendo ações de marketing e relacionamento com o cliente.
A ferramenta pode ser utilizada para dar apoio às operações, mas não adianta recomendar produtos e fechar boas vendas se a entrega atrasar ou o consumidor tiver dificuldade para solicitar uma troca, por exemplo. Conheça outros fatores que precisam ser observados:
Aprendizado dos sistemas de recomendação
As ferramentas utilizam a inteligência artificial para propor produtos aos consumidores, mas estão passíveis de erros. O sistema pode não compreender corretamente algumas características do negócio ou aspectos culturais de uma região.
Portanto, é fundamental acompanhar o funcionamento da tecnologia e promover melhorias em suas funcionalidades. Também cabe ao gestor validar algumas regras para promover a venda de produtos que estão encalhados no estoque, por exemplo.
Atenção ao estágio de funil do potencial cliente
O gestor também deve dar atenção às recomendações que a ferramenta faz aos consumidores. Muitas vezes, o e-commerce sugere nos momentos finais da compra que o cliente leve um produto a mais, como um fogão e uma geladeira.
Ocorre que para determinados produtos a escolha é mais demorada e não adianta tentar empurrar um item sem uma avaliação antes. Nesse caso, o ideal é manter um relacionamento com o cliente e instigar a venda de outro produto mais adiante.
A inteligência artificial dos sistemas de recomendação pode contribuir com a realização de ofertas personalizadas aos clientes da loja virtual. Contudo, cabe ao gestor acompanhar o índice de vendas e também fazer ajustes para ofertar os itens que estão parados em estoque.
Com a união dessas estratégias, é possível oferecer um serviço cada vez melhor ao consumidor. Gostou deste artigo? Entenda como o chatbot favorece a comunicação com o cliente!