Por que e como implementar a transformação digital no negócio?

Por que e como implementar a transformação digital no negócio?

Publicado em

A tecnologia já faz parte da rotina das organizações e estará cada vez mais presente com o surgimento da internet das coisas e da inteligência artificial. Compreender esse contexto é fundamental para realizar a transformação digital no negócio. Quanto antes iniciar o processo, mais cedo será possível colher todos os benefícios oriundos das novas ferramentas.

Neste post, explicamos por que você deve se preocupar em adaptar a empresa ao contexto digital e como iniciar esse processo. Vamos lá?

Por que implantar a transformação digital no negócio?

Uma pesquisa da Sysorex identificou que há 7 bilhões de dispositivos móveis no mundo. Sendo assim, já dá para perceber que as pessoas estão sempre conectadas às tendências do ambiente digital.

Para complementar, um estudo do Grupo Altimeter também identificou que as companhias que já realizaram a transformação digital estão colhendo muitos benefícios:

  • 41% das organizações conseguiram ampliar o market share;
  • 37% obtiveram mais engajamento do consumidor.

Os relatos dos empresários também demonstraram que houve um ganho de eficiência, melhor acompanhamento dos indicadores de desempenho e gestão das informações. Logo, a organização passa a ter mais vantagem competitiva, uma vez que consegue lançar produtos com base no interesse dos clientes.

Como realizar a transformação digital no negócio?

O processo deve ser avaliado e executado em etapas para que todos consigam se adaptar às mudanças. Veja algumas sugestões de como iniciar o trabalho:

Defina quais ferramentas utilizar

Verifique quais são as principais necessidades do negócio para gerar mais produtividade e eficiência. A partir desse contexto, analise quais são as plataformas que podem ser implementadas para iniciar a mudança. Será que um software CRM é suficiente para você ou é necessário ir além?

Talvez, você chegue à conclusão de que é necessário desenvolver um projeto personalizado para atender algumas demandas específicas do negócio. Nesse caso, é possível pensar em um sistema próprio ou em um aplicativo de gestão das informações. Afinal, qual é o colaborador que não tem um smartphone ao seu lado? Depois de definir o que precisa ser feito, é hora de dar sequência ao projeto.

Envolva a equipe no processo de transformação digital da empresa

Converse com os colaboradores para mostrar a necessidade de realizar mudanças estruturais na companhia. Essa é uma maneira de aproximá-los e iniciar a fase de transição.

Mostre aos funcionários como as novas ferramentas contribuirão com as atividades de todos, melhorando a qualidade do trabalho e a agilidade para tomar decisões importantes para o futuro da empresa.

Também é fundamental investir na capacitação da equipe para o uso das tecnologias, pois essa é uma maneira de tornar o processo de transformação digital no negócio mais eficiente.

Busque bons parceiros para iniciar o processo

Procure por uma ou mais empresas que possam auxiliá-lo nessa mudança. Ao utilizar um sistema de gestão, por exemplo, é necessário verificar se as demais ferramentas da organização podem ser integradas.

Ao criar um aplicativo exclusivo para o negócio, por sua vez, você consegue incluir todas as demandas em um ambiente, gerir as informações e monitorar a produtividade da equipe.

O mais importante é escolher um parceiro de confiança para iniciar a mudança, pois ele saberá colocar as suas ideias em prática para criar a melhor solução para o negócio.

Você ficou interessado em iniciar o processo de transformação digital no negócio depois de conferir todos os benefícios de utilizar mais a tecnologia? Temos um post que vai ajudá-lo nessa mudança: 6 vantagens de criar um aplicativo personalizado para o negócio!

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!