Como a inteligência competitiva contribui com o negócio

Como a inteligência competitiva contribui com o negócio?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre inteligência competitiva. Contudo, sabe o que significa o termo e como aplicá-lo no ambiente corporativo? Ela é uma ferramenta estratégica para criar ações que beneficiarão a organização em médio e longo prazo. Continue a leitura e compreenda o assunto!

O que é inteligência competitiva?

A inteligência competitiva é o acompanhamento de dados importantes sobre a concorrência, os clientes e o mercado como um todo. Esse estudo visa identificar tendências e avaliar o cenário em que o negócio está inserido para tomar decisões e agir de forma proativa para o sucesso da empresa.

Por meio dela, as informações obtidas de diferentes meios são analisadas e traduzidas em estratégia para oferecer produtos ou serviços que atendam melhor às expectativas do mercado.

Essa é uma prática que permite a detecção das principais ameaças e oportunidades que favorecem o crescimento do negócio. A organização que adota esse método tem a capacidade de conhecer melhor o seu potencial e de seu concorrente e encontrar soluções para se destacar perante os clientes e fornecedores.

Como aplicar a inteligência competitiva no ambiente de negócios?

O gestor precisa desapegar do medo da mudança e compreender que seus concorrentes também têm um potencial no mercado. Caso contrário, não sobreviveriam diante de tanta competitividade.

A partir disso, ele consegue olhar de maneira ampliada para o contexto em que está inserido e compreender que a inovação não consiste apenas em criar produtos ou serviços, mas também na mudança de paradigmas e uso de estratégias.

Ou seja, não há espaço no mercado para quem se acomoda. A inteligência competitiva faz o diagnóstico da situação atual e demonstra como está o processo de mudança do mercado para que o gestor tenha o conhecimento necessário para inovar.

Sendo assim, é necessário compreender o que ocorre dentro da empresa, quais são os seus pontos fortes e fracos. Como estão os processos internos? Há algo a melhorar?

Depois, é fundamental olhar para o concorrente e compreender no que ele é melhor e pior do que o seu negócio. O que o cliente encontra nele que a sua empresa não oferece? Quais são os processos utilizados? Será que a tecnologia está mais presente no seu dia a dia?

Também é necessário compreender a opinião do consumidor sobre os produtos ou serviços oferecidos pela sua companhia. Para tanto, pode-se criar pesquisas com perguntas padronizadas, observar o comportamento do cliente no estabelecimento (ou no site quando se trata de um e-commerce). Essa análise, então, oferece muitos benefícios para a organização. Entre eles estão:

  • redução das surpresas em relação aos concorrentes;
  • identificação de oportunidades;
  • criação de um planejamento estratégico;
  • compreensão sobre o impacto das ações no mercado;
  • expansão e sustentabilidade do negócio.

Geralmente, esse estudo é realizado pelo setor de marketing de uma organização ou por uma empresa terceirizada. Isso porque os profissionais conhecem as técnicas necessárias para desempenhar as pesquisas e análises sobre o contexto do mercado.

Como você pode notar, a inteligência competitiva é uma ferramenta estratégica para criar um planejamento em médio e longo prazo para a corporação. Conhecer as tendências do mercado permite que a empresa se antecipe ao concorrente e conquiste a confiança do consumidor.

Este artigo foi útil para você, mas ainda tem dúvidas sobre o potencial do marketing em uma empresa? Confira o post que trata sobre a influência desse setor nas vendas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!