Por que e como definir as metas de vendas?

Por que e como definir as metas de vendas?

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Toda e qualquer equipe precisa de metas para se desenvolver dentro de uma empresa. Definir onde se quer chegar e como se fará isso ajuda no planejamento e crescimento dos negócios, principalmente quando se trata das metas de vendas. Sem isso, qualquer resultado estará bom e a empresa e os colaboradores podem estagnar.

As metas funcionam como uma motivação a mais da equipe, ajudam a planejar a expansão do negócio a médio e longo prazo e desafiam os colaboradores. Não há uma receita de planejamento ideal para o time de vendas, mas é preciso que isso seja feito por quem conhece todos os setores da empresa para não criar algo impossível de cumprir. Afinal, a meta é para motivar e crescer e não para criar um desespero!

Continue lendo o artigo que nós explicamos alguns passos para a criação de uma meta adequada para o seu time de vendas!

Analise o mercado

O primeiro passo para definir a meta de vendas é analisar o mercado em que sua empresa está inserida. É imprescindível conhecer o percentual de crescimento anual do seu setor e a expectativa para os próximos anos. Dessa forma, você poderá comparar o avanço do segmento econômico, com o aumento ou diminuição das receitas do seu negócio.

Avalie a capacidade de produção

Conhecer todos os setores do seu negócio e a capacidade de produção, distribuição e entrega dos produtos também, é importantíssimo para determinar a sua meta do setor de vendas. Afinal, prazos atrasados ou má qualidade podem “manchar” a imagem de sua empresa e dificultar negociações futuras.

Para manter o bom funcionamento, analise a capacidade produtiva com base no número de colaboradores que sua empresa tem, tempo de produção e estoque. Além disso, lembre-se de considerar o padrão de qualidade dos serviços e os prazos de entrega.

Monitore o índice de vendas

Acompanhar o volume de vendas do time é necessário para todas as empresas, em qualquer época do ano. Assim, para elaborar a sua meta de venda, verifique os números dos últimos meses e anos. Caso você perceba uma diminuição, procure entender as principais dificuldades dos vendedores e, junto com seu time, busque uma estratégia de abordagem aos clientes para aumentar as vendas.

Determine prazos

Conheça o fluxo e a capacidade de seus colaboradores. Determine prazos mensais ou anuais de crescimento do seu negócio. Converse com o time de vendas e deixe claro as metas individuais e do setor. Assim, nos casos de objetivos anuais, os vendedores os conhecerão com clareza e, caso não consigam cumprir em um determinado mês, poderão se esforçar e atingir no seguinte.

Incentive o seu time!

Após a etapa de criação das metas, lembre-se de que os colaboradores são os seus maiores aliados para alcançar o crescimento. Desenvolva uma relação de confiança com eles e pense em formas motivá-los a superar os desafios.

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário e nos conte sobre o processo de criação das metas de vendas da sua empresa!

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