O mercado eletrônico, que cresce na contramão da crise, oferece a melhor relação custo-benefício para muitas empresas. Elas economizam em espaços físicos e efetivos, e investem em plataformas online, campanhas de marketing e logística, cobrindo a sua área de atuação e atingindo novos clientes.
Uma pesquisa do Ebit constatou que no último ano houve um aumento de mais de 27% nas compras pela internet – principalmente via smartphones e tablets.
Segundo a pesquisa, o e-commerce deverá continuar crescendo de forma acelerada. A previsão para 2018 é um crescimento nominal de 12%, com faturamento de R$ 53,5 bilhões.
Com base nessas informações, listamos algumas tendências do e-commerce. Elas podem ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados, fidelizando clientes e ganhando visibilidade no mercado.
- Tráfego orientado para mobile: como aponta a pesquisa, as compras por dispositivos móveis (m-commerce) aumentam a cada ano. Mas desenvolver um aplicativo para esse fim pode ser um alto investimento para empresas iniciantes nessa área. A alternativa é buscar uma plataforma de e-commerce que seja responsiva, garantindo maior competitividade frente às grandes redes. Ainda assim, independentemente da plataforma de compra, deve-se valorizar o atendimento ao cliente. Manter uma abordagem mais humana e personalizada é fundamental para sua marca se sobressair no mercado.
- Mídias sociais personalizadas: campanhas segmentadas e cada vez mais personalizadas, seja no Facebook, LinkedIn ou Twitter, continuarão sendo imprescindíveis. Para melhorar os resultados, o uso de ferramentas de análise de audiência e uma maior compreensão do que realmente interessa ao seu público-alvo garantirão o sucesso nas campanhas de marketing.
- Plataformas mais integradas: com o crescimento do comércio eletrônico, as campanhas devem ser cada vez mais direcionadas e assertivas. Alinhar as plataformas de e-commerce com as ferramentas de marketing digital gera análises mais completas e facilita o acesso a um cenário mais amplo. Na prática, isso ajuda a empresa a enxergar a forma como é vista no mercado e como pode ser melhorada.
- Marketing de buscas: não adianta ignorar. Para que o seu e-commerce se consolide e a sua marca ganhe presença na web, investir em SEO e links patrocinados é fundamental. Essa estratégia ainda é uma das principais aliadas do sucesso das grandes empresas do mercado eletrônico. O número de pesquisas online, em plataformas como o Google por exemplo, muitas vezes é essencial para que o consumidor decida o que quer e onde comprar. Não investir nessas ferramentas pode custar muito para a sua empresa.
- Marketing digital: nessa área, as mudanças ocorrem nas aplicações dos conceitos e processos para o comércio eletrônico. É preciso adequar-se a esse momento de transição e transformação do e-commerce, analisando e compreendendo o comportamento que os consumidores estão impondo no mercado digital. Isso é essencial para as empresas alinharem campanhas e investimentos, gerando resultados positivos para as suas marcas.
Esse é o melhor momento para expandir os seus negócios. A TwoWeb Digital trabalha com o objetivo de colocar o seu e-commerce em evidência, planejando as melhores estratégias para a sua empresa. Vamos TwoWeb?