Notificação push: saiba como usá-la no e-commerce

Notificação push: saiba como usá-la no e-commerce

A notificação push é uma técnica utilizada por muitas lojas virtuais para atrair consumidores ao site. Essa é uma maneira de ampliar o engajamento com a marca e criar mais oportunidades de vendas.

Você ainda não conhece essa ferramenta? Então, é só acompanhar o post e conferir as dicas que preparamos!

O que é a notificação push?

A notificação push é uma tecnologia usada para informar o usuário sobre determinado assunto. Nos smartphones, por exemplo, as pessoas costumam receber alertas sobre o recebimento de um novo e-mail. Atualmente, a solução também é utilizada no Google Chrome para informar às pessoas sobre alguma novidade no site.

Contudo, essa mensagem só é exibida se o usuário autoriza. Geralmente, essa permissão é realizada por meio de uma notificação semelhante à apresentada na imagem abaixo:

Essa estratégia contribui para promover o e-commerce e ampliar as oportunidades de vendas, desde que a metodologia seja utilizada corretamente.

Como usá-la para beneficiar o negócio?

Cada notificação push deve ser escrita individualmente em um site ou aplicativo. Assim, a mensagem é encaminhada aos usuários seguindo determinados critérios como: localização, perfil de consumo ou engajamento.

Por exemplo: um potencial cliente entrou no e-commerce, visualizou alguns produtos e selecionou alguns itens no carrinho. Todavia, ele não efetuou a compra. A mensagem pode ser encaminhada ao consumidor para incentivá-lo a finalizar o processo.

Para tanto, é necessário definir quando e como será enviada a notificação ao usuário, pois a mensagem pode ser programada conforme algumas ações do cliente. Conheça os principais tipos utilizados:

Lembretes

Essa é uma mensagem que pode ser enviada quando o usuário abandona o carrinho de compras. A ideia é disponibilizar um cupom de desconto ou oferecer produtos semelhantes aos visualizados pelo cliente.

Para isso, pode ser apresentada uma mensagem “você ganhou 10% de desconto. Utilize o cupom CP10 em sua primeira compra”.

Aviso de compra e entrega

O cliente gosta de saber se a compra online realmente deu certo e se o produto está à caminho. Nesses casos, a notificação push é utilizada para mostrar como está o andamento do processo e gerar transparência sobre a previsão de entrega.

Retorno de visitas

Uma mensagem pode ser enviada aos usuários inscritos que não visitam o website há algum tempo. O texto pode dizer: “Faz tempo que você não faz uma visita ao site. Estamos sentindo sua falta”!

Como saber se a técnica está funcionando?

É muito importante acompanhar as métricas de resultados para identificar quais mensagens estão gerando um maior número de conversão ou engajamento dos clientes. Entre elas estão:

    • taxa de abertura das notificações;
    • número de cliques em uma página;
    • taxa de entrega das mensagens (para saber se é necessário ajustar o código);
  • número do uso de cupons de desconto.

Se você não sabe como criar a notificação push, o ideal é buscar ajuda de um profissional que entende sobre o assunto. Ele poderá orientá-lo sobre o procedimento e ainda indicar outros ajustes que podem ser feitos para melhorar o seu website.

Em alguns casos, é necessário trocar a plataforma de e-commerce para conseguir desenvolver ações específicas que favorecem a atração e engajamento de potenciais clientes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!