O que é mais importante? Você se autodenominar como alguém que entende de um determinado assunto ou terceiros dizerem isso sobre você?
Os mecanismos de busca consideram que é muito mais vantajoso que alguém fale a seu respeito. Ter outro site direcionando para o seu é um dos fatores decisivos. Partindo disso, temos o conceito que conhecemos como autoridade para SEO.
Apesar de ser o último pilar a ser feito em um projeto de SEO, o link building pode ser o mais eficiente do ponto de vista de posicionamento da página.
Entretanto, ao desenvolver esse trabalho é importante também dar atenção à parte tecnológica do site.
Não basta ter um link direcionado para o seu site de forma aleatória, é necessário que o conteúdo se encaixe perfeitamente naquilo que é mencionado e aí entra o pilar de conteúdo.
Link building e Autoridade
Autoridade é uma métrica que mensura o quanto você é relevante para o assunto em questão. É a sua reputação frente aos outros sites que falam do mesmo tema.
Para que o trabalho traga resultados e os buscadores entendam que o conteúdo é relevante, é importante que o seu conteúdo esteja presente em sites realmente importantes ao seu negócio.
Atualmente, uma das principais estratégias utilizadas em SEO é o chamado Link Building, no qual uma equipe especializada ou de assessoria de imprensa gera conteúdos interessantes e relevantes para os usuários. Com esses conteúdos em mãos, é feita uma divulgação direcionada a outros sites e blogs importantes que podem se interessar pelo assunto. O grande diferencial de um bom trabalho link building é a capacidade de inserir nos textos links que realmente sejam necessários para agregar valor à informação. É isso que vai fazer com que veículos direcionem o link para o site que está sendo trabalhado.
Algumas empresas optam pela negociação de links com outros sites. É preciso ter cuidado com esse tipo de ação. Algumas estratégias podem não ser bem vistas pelos buscadores, principalmente pelo Google, se consideradas como Black Hat. Nesses casos, existe a possibilidade de punição por parte do Google.
Checklist de ações para Link building
– Pesquise a palavra-chave desejada e identifique se o volume de buscas por esse termo justifica a ação.
– Procure por sites relevantes que podem compartilhar o seu conteúdo e entenda se o seu conteúdo se enquadra no padrão desses sites.
– Desenvolva um conteúdo de qualidade, informativo, mas que contenha as palavras-chave mais utilizadas na busca de uma “forma natural” (o uso repetido de palavras-chave em um mesmo conteúdo é chamada de keyword stuffing, uma ação black hat e portanto passível de punição).
– Compartilhe esse conteúdopor meio das ferramentas que você tem em mãos, como por exemplo: redes sociais, e-mail marketing.
Ferramentas
Algumas ferramentas, como o Moz Bar permitem a mensuração da Autoridade do Domínio, conhecida pela sigla DA e a Autoridade da Página, conhecida pela sigla PA.
A diferença entre DA e PA é que um mede a Autoridade do Domínio como um todo e a PA somente da página analisada.
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