O Brasil é o terceiro colocado em número de usuários no Instagram. Segundo um estudo da Statista, essa rede social registrou 64 milhões de pessoas ativas no mês de outubro. Isso demonstra o potencial que a plataforma tem para promover uma marca. Mas, como ganhar seguidores e ter um Instagram de sucesso? É sobre isso que trataremos a seguir!
Como criar um perfil de negócio
A ferramenta funciona em smartphones, tablets e computadores. Sendo assim, deve-se baixar o aplicativo por meio do App Store ou Google Play nos dispositivos móveis. Já para a máquina é necessário instalar o programa BlueStracks App Player para obter o aplicativo. Depois, é só baixá-lo e proceder com a instalação.
Ao finalizar o processo, é necessário criar um perfil na plataforma. Basta inserir as informações solicitadas como e-mail ou os dados da página comercial do Facebook. Quando tudo estiver concluído, é preciso clicar em “configurações” e alternar para conta comercial. Confira mais detalhes neste vídeo.
Como ganhar seguidores e ter um Instagram de sucesso
As mídias sociais do negócio só ganham relevância para o público quando as empresas publicam imagens e assuntos interessantes. Quem tem um restaurante, por exemplo, pode divulgar os pratos do cardápio, as novidades e dicas sobre alimentação.
Um e-commerce, por sua vez, precisa compartilhar os produtos que disponibiliza aos clientes, ofertas especiais, dicas para comprar com segurança na internet, entre outras informações.
Sendo assim, é fundamental planejar as ações de marketing para ter um Instagram de sucesso e ganhar seguidores com o passar do tempo. É muito importante publicar conteúdos diariamente, em formato de posts gratuitos, pagos e no stories. Há muitas maneiras de explorar os recursos dessa plataforma. Veja!
Valorize as hashtags
O gestor deve acompanhar diariamente as hashtags(#) que estão em alta para o seu perfil de negócio. Essa é uma maneira de monitorar as tendências do mercado e identificar quais são os principais temas que as pessoas estão procurando. Com essa análise, é possível usar as hashtags corretas para ganhar mais seguidores na rede.
Imagine, por exemplo, uma loja de roupas localizada em Chapecó. Ela utilizará uma foto de vestido e hashtags como #Chapecó, #SantaCatarina, #vestido, #vestidolongo, #moda, #moda2018 e assim por diante. Veja o exemplo de uso por uma construtora:
As hashtags não podem ser esquecidas nessa rede social, pois dão dinamismo aos posts e facilitam a busca dos usuários. É por meio delas que a empresa ganha curtidas e novos seguidores.
Estabeleça parcerias
Outro aspecto importante para ter um Instagram de sucesso é estabelecer parcerias com empresas do mesmo nicho de mercado. Uma loja de roupas pode se unir a uma de acessórios e fazer um sorteio. O critério utilizado é que as pessoas sigam as duas páginas na rede e marquem dois amigos, por exemplo. Isso atrai mais seguidores para a marca.
Também é recomendável seguir o perfil de marcas vendidas pelo estabelecimento e compartilhar a foto de clientes utilizando peças de roupas ou demais produtos comprados na loja.
Mantenha a regularidade
Em qualquer rede social é imprescindível manter a regularidade das publicações. Caso contrário, o público se esquece da marca e pode até deixar de segui-la.
Também é indicado utilizar fotos de boa qualidade ou vídeos curtos nas divulgações e ainda manter uma comunicação ativa com as pessoas. Se alguém fizer um comentário ou pergunta, deixe sempre uma resposta cordial.
Promova a sua conta
Informe os colegas, amigos e clientes sobre o perfil, adicione widgets no site para levar os visitantes até o endereço e promova compartilhamentos dos posts de negócios em sua página pessoal. Essas são maneiras simples de promover a conta e ter sucesso no Instagram.
Explore todos os recursos
A plataforma tem uma funcionalidade de anúncios patrocinados denominada Instagram Ads. Ela se baseia na compra do espaço para direcionar os posts para um público específico de acordo com a faixa etária, interesses, entre outros aspectos. A prática ajuda a divulgar a marca e a ganhar seguidores. Um e-commerce pode utilizar os anúncios patrocinados para direcionar o cliente para o link do site, por exemplo, a fim de estimular a compra de determinado produto.
O Stories é outro recurso que está em alta na ferramenta. Ele consiste em uma publicação que dura no máximo 24 horas. O empresário pode adicionar fotos ou vídeos curtos para ampliar o engajamento com a marca, realizar enquetes e compartilhar informações.
Ao seguir essas dicas, você poderá criar um perfil, ganhar seguidores e ter um Instagram de sucesso. Se você gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto, o que acha de aprofundar seus conhecimentos em divulgação da marca? Entenda como elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo para o negócio!