Guia montando meu primeiro e-commerce

Guia montando meu primeiro e-commerce

A forma como as pessoas compram seus produtos mudou muito com o crescimento do acesso a internet. Se antes a única opção para comprar um produto era sair de casa e visitar diversas lojas físicas até encontrar a melhor opção, hoje bastam alguns cliques para que o consumidor visite diversas lojas até encontrar a opção que satisfaça seus desejos.

O crescimento das plataformas de e-commerce tem papel fundamental nessa história. Com elas qualquer empresa, seja ela do tamanho que for, pode criar um e-commerce e vender seus produtos para qualquer parte do mundo.

Veja alguns dados que comprovam essa ideia:

Os pequenos negócios atualmente representam 98,5% dos empreendimentos no país e são responsáveis pela geração de renda de

  • 70% dos brasileiros ocupados no setor privado;
  • As PMEs são responsáveis por 27% do PIB nacional;
  • Segundo estimativa realizada pelo Sebrae, até 2022, o Brasil chegará ao número de 17,7 milhões de pequenos negócios, um aumento de 43% comparado ao período atual;
  • Uma pesquisa divulgada pelo Google, mostra que o comércio eletrônico deve dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, indicando que as vendas vão dobrar em cinco anos, chegando a R$ 85 bilhões;
  • Segundo pesquisa realizada pela Sysorex, diariamente são gerados US$ 3,7 trilhões em transações de todos os tipos pela internet;
  • Pesquisas recentes apontam que 52% dos pequenos negócios ainda não possui um site.

Se a sua empresa ainda não possui um e-commerce, essa é a oportunidade perfeita para tornar esse sonho realidade. Pensando nisso, preparamos um super guia com todos os passos para ajudar você a desenvolver sua loja virtual. Confira!

Registro de domínio

O primeiro passo para criar a sua loja virtual é registrar seu domínio. Sem ele não é possível criar suas contas de e-mail, muito menos inaugurar sua loja virtual.

Antes de falarmos sobre os passos para registrar seu domínio, vamos falar sobre o seu nome de domínio. A escolha do seu domínio, além de ser o primeiro passo para a sua presença online, tem muita influência sobre a estratégia da sua marca, como você será conhecido pelo seu público e reconhecido pelos sites de busca.

Por isso, é muito importante dedicar um tempo para escolher a melhor opção de domínio para sua loja. Separamos algumas dicas que podem ajudar você a definir o domínio ideal:

Foco no cliente

A primeira dica para escolher um nome de domínio perfeito é focar no seu cliente. Para isso, escolha um nome de domínio que seja fácil de lembrar e digitar.

Só para ter uma ideia da importância de um bom domínio, segundo pesquisa do eMarketer, no Brasil, 46% dos usuários digitam o domínio diretamente no navegador, sem pesquisar em buscadores como o Google, por exemplo.

Imagine quantas visitas (e vendas) seu site pode deixar de receber se o domínio for difícil de digitar.

Lembre-se:

  • Evite usar hífens e números, pois podem gerar erros de digitação;
  • Tente manter seu domínio curto, entre 3 e 15 caracteres;
  • Fale em voz alta o nome do seu domínio para testar a sonoridade.

Use termos relacionados ao seu produto

Uma dica muito valiosa para definir seu domínio é utilizar palavras e termos que se refiram ao seu produto. Está montando um e-commerce de peças automotivas? Faça uma lista com alguns termos que são associados aos produtos e teste nomes de domínio que incluam essas opções.

Extensão de domínio

A definição da extensão de domínio do seu e-commerce merece um destaque especial neste guia. Pode parecer uma escolha simples e sem muito impacto no sucesso da sua loja, mas a escolher a extensão certa pode potencializar seu site. Vamos listar alguns pontos que provam que a escolha de uma nova extensão de domínio pode ajudar sua loja.

Disponibilidade

Se você já tentou registrar um domínio e a opção que escolheu não estava disponível sabe que a solução mais simples era testar uma variação, escolher um nome alternativo ou até mudar o nome da sua loja, não é mesmo?

Com o surgimento das novas extensões o leque de opções aumentou e registrar sua loja com um nome escolhido e sem modificações ficou muito mais fácil.

Domínio .store: especial para e-commerces

Falando em novas extensões uma delas ganha destaque nesse guia: .STORE, a primeira extensão de domínios exclusiva para e-commerces oferece muitos benefícios.

Lembra da primeira dica: escolher um domínio curto e simples? Simplificar a URL do seu site é uma das grandes vantagens desta nova extensão. Atualmente, o termo “loja” está presente em mais de 460 mil domínios e, optar pela extensão .STORE pode ajudar a manter a URL do seu site mais curta e amigável. Além disso, já no endereço do seu site, o visitante saberá que está acessando uma loja virtual.

Outra vantagem dessa extensão é a possibilidade de criar campanhas de marketing altamente segmentadas. Já pensou criar uma página para atrair visitantes interessados em um produto específico? Que tal testar “colares.store” ou “pulseiras.store”?

Depois de todas essas dicas escolher o nome de domínio da sua loja vai ficar muito mais fácil, não é mesmo?

E-mail profissional

Você sabe dizer qual ferramenta está presente no dia a dia de todas as empresas, independente do tamanho e mercado de atuação? Se a sua resposta foi “e-mail” pode comemorar. o/

E-mail é uma ferramenta que estará presente em todas as rotinas da sua loja virtual, da comunicação interna da sua equipe até o processo de vendas. Do recebimento de uma nova venda, até a confirmação de entrega do pedido.

Pensando nisso, vamos ressaltar algumas vantagens que cercam a criação de contas de e-mail profissional para sua loja.

A primeira vantagem é a possibilidade de trabalhar estratégias de e-mail marketing, ferramenta fundamental para potencializar as vendas e o relacionamento do seu e-commerce com seus clientes.

Além disso, enviar comunicações para seus clientes e fornecedores usando um endereço de e-mail @suaempresa garante mais credibilidade a sua marca.

Por isso, o segundo passo do nosso guia é criar suas contas de e-mail profissional, que serão fundamentais para a rotina da sua loja virtual. Você poderá criar contas de e-mail profissional para todos os setores da sua loja, como atendimento, financeiro, suporte, marketing e comercial.

Leia também: Entenda a importância de um e-mail profissional para sua empresa

Plataformas de e-commerce

Definido o nome de domínio e criadas as contas de e-mail profissional, chegou a hora de escolher a plataforma do seu e-commerce.

Antes, alguns dados que comprovam que apostar em um e-commerce é um tiro certeiro para aumentar suas vendas. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

  • O e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2018 em relação ao mesmo período do ano passado;
  • A previsão de faturamento para 2018 é de R$ 69 bilhões;
  • O ano pode registrar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais;
  • O ticket médio é de R$ 310.

Em 2017, os e-commerces brasileiros obtiveram um faturamento de R$ 59,9 bi, com 203 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 294.

Plataformas hospedadas ou na nuvem: qual solução escolher?

Chegou a hora de definir a melhor solução para sua loja. Primeiro você precisa definir o tipo de plataforma que vai trabalhar. Existem duas opções:

Plataformas hospedadas: é o tipo de solução que precisa ser instalado em um servidor para rodar. Nesse caso, você precisa contratar uma hospedagem de sites, além de registrar um domínio e criar contas de e-mail.

As soluções mais conhecidas nessa opção são: Magento, WooCommerce, PrestaShop e OpenCart.

Plataformas na nuvem: é o tipo de solução que não necessita ser instalado, pois já está hospedada na nuvem. Nesse tipo de serviço você precisa contratar a plataforma, registrar seu domínio e criar contas de e-mail.

As plataformas na nuvem mais conhecidas são: Shopify, Nuvem Shop e Loja Integrada.

Leia também: Diferenciais entre as plataformas de E-Commerce

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