O Google Analytics é uma ferramenta que auxilia o gestor do negócio a compreender como está o desempenho das ações de marketing no mundo digital. Ele faz a coleta de dados sobre as visitas dos usuários ao site, o tempo de permanência e a taxa de rejeição, contribuindo para a criação de estratégias mais eficientes para a empresa.
A plataforma também auxilia a equipe marketing a identificar melhor o perfil do público-alvo e os assuntos que mais atraem a atenção das pessoas. Saiba como funciona a ferramenta e entenda como fazer a integração dela ao site da companhia!
Afinal, o que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma solução que facilita o monitoramento e análise de dados online. Ele coleta informações sobre a origem dos visitantes, horários de maior acesso e tempo de permanência no website.
Logo, a ferramenta é muito útil para a equipe de marketing identificar quais ações estão funcionando e quais práticas precisam ser modificadas para atrair e reter o público no website.
Também é possível verificar quais são os conteúdos mais acessados e os dispositivos utilizados pelos usuários. Desse modo, a equipe de marketing consegue otimizar as ações e focar a divulgação de materiais nos canais mais adequados.
Os dados também geram insights sobre o que precisa ser modificado. Uma taxa de rejeição muito alta, por exemplo, pode indicar que os conteúdos produzidos não são interessantes para o público-alvo da companhia. Veja o exemplo de um gráfico apresentado pela plataforma:
Por que utilizar o Google Analytics?
Essa ferramenta auxilia o gestor a compreender o comportamento dos usuários no website. Desse modo, é possível traçar estratégias para ampliar o alcance do público. Veja alguns exemplos que são úteis para o seu negócio:
Compreensão sobre o melhor horário para publicações
A plataforma identifica quais são os dias de maior acesso ao website e os horários com mais engajamento. Assim, a equipe de marketing pode direcionar a publicação de conteúdos na página e nas redes sociais para esses períodos.
Identificação das causas de abandono
Quando a taxa de rejeição é alta e demonstra que não houve uma interação do usuário com a página, alguma atitude precisa ser tomada. Muitas vezes, a mudança dos assuntos tratados no blog já pode mudar esse percentual em médio e longo prazo.
Em outras situações, é necessário realizar mudanças significativas no website para aumentar a velocidade do carregamento e a usabilidade.
Reconhecimento da origem dos visitantes
Alguns sites têm um maior índice de visitantes por meio de computadores. Geralmente, isso acontece quando o usuário acessa a página durante o horário de trabalho ou período de intervalo de suas atividades.
Em contrapartida, há determinados websites que têm uma taxa alta de acesso por dispositivos móveis. Nesses casos, o gestor pode desenvolver ações para facilitar o acesso dos usuários e criar aplicativos específicos para esses visitantes. Veja como esse gráfico aparece:
Como integrar o site ao Google Analytics?
É muito simples realizar a integração do Google Analytics à página da empresa. Para tanto, é necessário criar um nível diferenciado de conta. Acompanhe o passo a passo:
- Faça o login na ferramenta;
- Vá até a aba “administrador” e selecione “criar nova conta”;
- Selecione “website” ou “aplicativo”;
- Identifique a conta com um nome (pode ser o da empresa);
- Vá até “configurar propriedade” e coloque o endereço da página do negócio;
- Faça a seleção da categoria do setor e do fuso horário em que a companhia está inserida, pois a informação será utilizada na hora de gerar os relatórios;
- Vá até as “configurações de compartilhamento de dados” para fazer a seleção desejada e depois clique em “receber ID de acompanhamento”.
Se você estiver em fase de desenvolvimento do website da companhia, pode solicitar que o fornecedor já deixe a integração com o Google Analytics pronta.
Lembre-se também de buscar um fornecedor que entende de SEO (Search Engine Optimization). Afinal, é essa configuração que faz a sua página ser encontrada pelos usuários durante as pesquisas no Google.
Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o processo de criação de uma página online? Acesse o post que mostra tudo que um site precisa ter!