Você já percebeu que os Emojis estão presentes em diferentes plataformas? Facebook, WhatsApp, Instagram,Telegram e Snapchat são algumas das ferramentas que disponibilizam esses símbolos, muitas vezes engraçados e carismáticos, para os seus usuários. Diante de tantas opções, você já pensou em inserir esses desenhos em sua comunicação empresarial?
Opa, ainda não tinha pensado nisso? Pois é, algumas empresas (como a nossa ?) já começaram a inserir os Emojis em sua comunicação nas redes sociais e, algumas vezes, em seus blogs corporativos. Afinal, essa é uma maneira de deixar a comunicação mais divertida e interessante. ?
Ainda tem dúvidas se essa é uma opção para o seu negócio? Então é só ficar ligadinho aqui neste artigo! ?
A história dos Emojis
O termo “Emoji” se refere a uma palavra japonesa, em que “e” significa imagem e “moji” um personagem. Já deu para perceber que o nome tem tudo a ver, né? O criador dessas carinhas simpáticas foi o japonês Shigetaka Kurita, que trabalhava na maior empresa de celular do seu país. Ele aproveitou a febre pelos pagers e o uso deles pelos adolescentes para deixar as mensagens mais adoráveis ao incluir um coração.
É claro, esse foi só o começo dessa ideia incrível que deixa a comunicação do dia a dia mais divertida. A empresa abandonou o uso do coração, só mais tarde Kurita conseguiu desenvolver, junto com seu time, um conjunto de 176 imagens pequenas para expressar as emoções.
Hoje, há tantos símbolos e formatos de Emojis nas plataformas digitais que foi preciso padronizar a coleção em um Unicode com mais de 800 pictoramas disponíveis (sorte a nossa!). ?
Como utilizar os Emojis na comunicação empresarial
Se você chegou até aqui, talvez ainda tenha dúvidas sobre o uso desses símbolos como forma de comunicação entre o seu negócio, os seus clientes ou colaboradores, certo? Fique tranquilo que já vamos falar sobre isso. ?
Aproximação entre as pessoas
Talvez o principal benefício de usar Emojis na comunicação empresarial é a capacidade de tornar a conversa mais informal e próxima do leitor. Muitas imagens ajudam a “quebrar o gelo” em algum diálogo e outras ainda contribuem para mostrar melhor o sentido de determinada frase.
A comunicação fica mais fluída e intimista com o uso dessas imagens, ajudando a transmitir melhor as emoções e o tom de voz da conversa. É claro, como em qualquer forma de se expressar é importante ter cuidado para não enviar uma carinha errada para evitar confusão.
Diferentes formas de uso
Os Emojis também apresentam como vantagem a possibilidade de uso em diferentes plataformas. No Instagram e Facebook, por exemplo, eles ajudam a gerar mais intimidade com o usuário e deixam a conversa mais descontraída.
Em um e-mail, as caricaturas auxiliam a dar o tom da conversa e a dar quebras nos textos, tornando o diálogo mais informal. Veja um exemplo: ++
Algumas empresas também podem utilizar esses símbolos em seus blog posts. É claro, tudo precisa ser feito com consciência e de acordo com o perfil da sua persona. ?
Se você um público leitor jovem, por exemplo, pode incluir essas carinhas simpáticas ao longo do texto (só cuidado com a parte de SEO). Já se o perfil do seu negócio é mais formal, talvez seja necessário pensar com calma se vale a pena explorar os emojis ao longo do texto.
Cuidado com a etiqueta
Outro aspecto para dar atenção no uso dos Emojis na comunicação empresarial é para quem você envia um e-mail ou mensagem. Por isso, preste atenção às políticas da companhia e às normas gerais de etiqueta.
Em uma multinacional com foco no público B2B, por exemplo, os pictoramas podem não ser bem-vistos pelos diretores. Na dúvida, observe como funciona a troca de e-mails antes de sair disparando carinhas alegres por aí. ?
Também é importante considerar a proximidade entre quem envia e quem recebe a informação. Se você tem uma relação próxima com determinado profissional e sua empresa é mais jovem, talvez seja permitido usar o Emoji no ambiente corporativo.
Já deu para notar que amamos os Emojis por aqui, né? Eles estão presentes em várias plataformas que utilizamos – seja na comunicação entre as equipes, aqui no blog ou nos nossos e-mails. ?
E você, já usa esses símbolos no seu negócio? Compartilhe com a gente a sua opinião, pois adoramos trocar ideias! ?