Não tem como fugir, nós estamos vivendo a era do digital e estar presente na rede é uma das exigências básicas para qualquer empresa que queira atrair mais clientes e fechar mais negócios. Porém, é preciso alguns cuidados na escolha da agência para o desenvolvimento de sites, garantindo que o investimento trará retornos reais para o seu negócio.
Nós já falamos aqui que apenas estar na internet, sem nenhuma estratégia, não é suficiente para que seus clientes consigam lhe encontrar e nem que se sintam impelidos a comprar de você. E o mesmo acontece com a criação de sites.
Um site que não comunica adequadamente a sua imagem, que não conta com funções importantes dentro da sua estratégia de marketing digital, que não funciona em smartphones e tablets e que não lhe ajuda a vender, não tem nenhuma aplicabilidade prática. Por isso, hoje, nós separamos algumas dicas importantes que vão lhe ajudar a encontrar a melhor agência parceira em desenvolvimento de sites. Confira!
Avalie o contato inicial com a agência de desenvolvimento de sites
O primeiro contato é algo muito importante e já ajuda você a ter uma ideia da expertise da agência em questão e do que ela realmente poderá lhe oferecer. Confira se o profissional que lhe atende possui um bom domínio técnico sobre o que está abordando, se lhe passa confiança, se escuta com atenção o seu projeto e as suas ideias, entre outros.
Em alguns casos, pode acontecer da agência tentar lhe vender um template pronto. Tome cuidado com essa sugestão, já que ela pode esconder uma falta de experiência no desenvolvimento de sites. Embora essa seja uma solução mais acessível financeiramente, nem sempre ela contará com todos os recursos que você precisa e seu site poderá se transformar em uma ferramenta sem uso prático.
Aproveite para se atentar as sugestões e ideias que o profissional oferece ao seu projeto. Como um especialista é normal que ele saiba o que irá funcionar (ou não) dentro do seu planejamento e ofereça outras possibilidades mais viáveis e rentáveis.
Analise a proposta além do preço
É claro que o valor final da proposta é importante e deve estar dentro do seu orçamento, mas é preciso conferir outros itens que agregam valor ao serviço que será prestado, como:
- técnicas usadas na construção do seu site;
- alinhamento de tecnologias mais recentes;
- expertise da equipe;
- soluções agregadas;
- prazo de entrega;
- serviços de manutenção e suporte;
- retorno sobre o investimento.
Um site muito barato, mas que não oferece as soluções que você precisa, poderá acabar sendo um custo e não um investimento – já que ele não será útil dentro das suas estratégias de marketing e nem lhe trará benefícios reais em longo prazo.
Além disso, lembre-se que o seu site é também uma forma de comunicação da sua empresa. Ou seja, sites pouco profissionais acabam passando uma imagem igualmente desgastada da sua marca – e será que é esse tipo de ideia do seu negócio que você deseja vender aos seus clientes?
Expertise e conhecimento dos profissionais em desenvolvimento de sites
Conforme o virtual se torna cada vez mais comum, é normal que surjam vários “profissionais” no setor. Mas, é importante separar o joio do trigo, buscando por aquelas agências que tenham experiência e expertise comprovadas.
Uma agência com equipes experientes e que dominam as mais recentes tecnologias será capaz de lhe oferecer um serviço muito melhor e que realmente lhe ajude a promover adequadamente o seu negócio. Por isso, converse com todos os membros que trabalharão no seu projeto, pergunte sobre a experiência e as certificações que eles possuem.
Em geral, as agências terão um atendente, um webdesigner (que será responsável pela criação do layout do seu site), um programador (que fará o seu site funcionar), um especialista na criação de conteúdos e um responsável pelo suporte. É claro que isso não é uma regra fixa, mas vale a pena entender as responsabilidades de cada membro – para saber de quem cobrar caso seja necessário.
Fique atento também às certificações que esses funcionários possuem. As melhores agências possuem certificações oficiais de empresas importantes e respeitadas no setor, como o
Google Partner e a parceria com a Resultados Digitais, por exemplo.
Garanta que o seu site será responsivo, ou seja, poderá funcionar tranquilamente quando acessado via mobile, e que possui o mais alto nível de tecnologia, estando adequado às novas exigências dos mecanismos de busca e também dos consumidores.
Entenda os serviços adicionais que a agência oferece
Como já falamos aqui, colocar um site no ar é apenas o primeiro passo para que ele comece a lhe trazer resultados reais. Isso significa que criar o seu site e abandoná-lo não ajudará em nada as suas estratégias e somente lhe trará custos extras.
Por isso, converse com os especialistas da agência e entenda os serviços adicionais que eles oferecem e que podem ajudar a transformar o seu site em uma ferramenta efetiva na sua estratégia de marketing, como:
- técnicas de SEO, garantindo um melhor posicionamento e maior tráfego orgânico para palavras-chaves relevantes;
- anúncios no Google, atraindo tráfego pago para o seu site;
- gestão das mídias sociais, ampliando o alcance da sua marca e também melhorando o relacionamento com seus públicos de interesse;
- inbound marketing e marketing de conteúdo, com a criação de estratégias que ajudem a posicionar melhor seu site, a melhorar a autoridade e o domínio da sua marca, a atrair mais clientes e a fechar mais negócios;
- nutrição de leads e campanhas de e-mail marketing, potencializando ainda mais os seus resultados e melhorando a retenção dos seus clientes.
Todos esses são serviços adicionais, mas que podem ajudar muito você a ter resultados ainda mais satisfatórios e transformar o seu site em um verdadeiro gerador de negócios, aumentando a penetração da sua marca e melhorando os seus resultados.
Gostou das nossas dicas sobre desenvolvimento de sites? Ainda tem alguma dúvida?Entre em contato com a gente!