Como utilizar o mobile marketing em suas campanhas?

Como utilizar o mobile marketing em suas campanhas?

Você utiliza o mobile marketing em suas campanhas em busca de clientes? Ainda não? Muitas empresas passam pela mesma situação, pois se esquecem de que os smartphones estão presentes na vida da maioria das pessoas.

Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) identificou que o smartphone é o principal meio de acesso à internet. Em 2016, por exemplo, o aparelho já era usado por 94,6% dos internautas. Ainda é necessário levar em consideração que o dispositivo móvel é a única fonte de acesso à web para 49% da população.

Outro dado que demonstra a importância do investimento em estratégias de mobile marketing é o crescimento no número de brasileiros que fazem compras pela internet. Em 2014, 21% dos entrevistados pelo Instituto IPSOS realizavam esse tipo de operação. Na pesquisa mais recente, divulgada em 2016, o percentual subiu para 45% dos participantes.

Conseguiu se convencer sobre a importância de promover campanhas próprias para dispositivos móveis? Então, confira as nossas dicas!

Estratégias para utilizar o mobile marketing na empresa

Você já deve saber, mas não custa lembrar. Conhecer o perfil da sua persona é o primeiro passo para acertar o método de divulgação da empresa. Uma pesquisa do CGI.br, por exemplo, identificou que 48% dos usuários de 11 a 17 anos realizam pesquisas sobre marcas e produtos na internet.

Outro estudo do órgão também diagnosticou que o acesso à web pode mudar conforme a classe social do indivíduo, veja:

  • 99% nas classes A e B;
  • 69% na classe C;
  • 30% nas classes D e E.

Logo, esses fatores também precisam ser considerados na hora de planejar as ações de mobile marketing. Dito isso, que tal conhecer as principais estratégias que podem ser aplicadas?

Utilize uma plataforma responsiva

Não adianta investir em campanhas de marketing nas redes sociais e sites de notícias se você não tiver uma plataforma responsiva. O Google valoriza muito as páginas que carregam com rapidez em dispositivos móveis, pois isso indica que a empresa se preocupa com o usuário.

Esse fator também é avaliado pelo buscador na hora de divulgar os rankings de pesquisa.

Sendo assim, acompanhe as métricas do website para mantê-lo rápido e com boa usabilidade. Caso contrário, os visitantes podem desistir de acessar a sua página.

Direcione os descontos

O gestor de uma loja virtual precisa ficar atento às características dos seus visitantes. Você pode utilizar a geolocalização para identificar onde está o potencial cliente e assim, encaminhar uma notificação push. Essa é uma maneira de aproximá-lo do seu negócio.

Além disso, é possível incluir um sistema de recomendação no e-commerce para aperfeiçoar a experiência do visitante e direcionar itens que estejam relacionados ao seu perfil de compra.

Dê atenção aos seus canais

O marketing mobile está direcionado para o relacionamento com o consumidor. Portanto, é essencial acompanhar as interações dos usuários com a sua marca e responder às perguntas e comentários com agilidade e respeito.
Também é interessante criar um canal direto de comunicação com o potencial cliente no website, WhatsApp Business e nas redes sociais da empresa. Você pode direcionar um funcionário para essa função ou investir em um chatbot para esclarecer as dúvidas mais simples. Veja um exemplo:

Promova campanhas nas redes sociais

As plataformas como Facebook e Instagram são excelentes canais para compartilhar informações e atrair clientes, principalmente se o negócio é do setor de bens de consumo.

Sendo assim, você pode criar publicações no Instagram Ads ou Facebook Ads para direcionar os materiais a um público específico. Porém, lembre-se de que a linguagem desses canais é diferente daquela utilizada em meios offline.

Acredite no potencial do SMS

O WhatsApp pode até ter tirado um pouco do papel do SMS para trocas de conversas entre amigos, porém, a ferramenta ainda é muito útil para as ações de mobile marketing. Mas, atenção: esse canal só deve ser utilizado com as pessoas que já criaram um cadastro na empresa. Caso contrário, a técnica torna-se invasiva e pode causar o efeito contrário.

E como utilizar o SMS? Se você vende um pacote de uso contínuo, por exemplo, pode encaminhar uma mensagem para lembrar o cliente sobre as datas de pagamento, faturas e status de um chamado.

Uma loja virtual consegue utilizar a ferramenta para encaminhar promoções, informar a previsão de entrega de uma mercadoria e falar sobre as novidades que chegaram no website.

Portanto, as campanhas de mobile marketing devem utilizar uma linguagem adequada para esse meio e valorizar a experiência do usuário que acessa a página do negócio.

As nossas dicas foram úteis para você? Então, aproveite para compreender a relação entre um site atualizado e a atração de clientes para sua empresa!

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