Como utilizar a verba do setor de marketing da melhor maneira

Como utilizar a verba do setor de marketing da melhor maneira?

Você trabalha no setor de marketing da empresa e não tem muita verba para realizar diferentes ações para o negócio. Para piorar, outras áreas da companhia, como vendas, finanças e a diretoria, cobram resultados. Já não sabe o que fazer para otimizar o orçamento?

Calma! Com algumas ideias e o uso de ferramentas digitais é possível utilizar o dinheiro da empresa de forma eficiente para obter bons resultados. Veja mais a seguir!

Faça um bom planejamento para o setor de marketing

Quem tem pouca verba para investir em ações de marketing precisa planejar muito bem as atividades. Afinal, qualquer deslize significa perda de dinheiro e pouco resultado.

Sendo assim, você precisa investir os recursos em ferramentas que auxiliam a promover o negócio e que proporcionam visibilidade no mercado. Para tanto, é necessário delimitar algumas situações:

  • objetivos da área de marketing em curto, médio e longo prazo;
  • número de campanhas por ano;
  • tempo de duração de cada atividade;
  • público-alvo;
  • metas a serem alcançadas.

Depois de criar esse planejamento macro, é recomendável delimitar as ações para cada período do ano. Avalie, por exemplo, quais datas comemorativas se encaixam melhor no perfil do negócio e podem servir para alavancar as vendas.

Acompanhe os próximos passos para compreender melhor como é possível melhorar os resultados do setor de marketing sem gastar muito.

Invista no mundo digital

A área de marketing é muito ampla e você não precisa ficar preso aos métodos tradicionais. As plataformas digitais são excelentes ferramentas para alavancar o nome da companhia e obter mais leads para o setor de vendas. Basta saber utilizá-las de forma inteligente.

Para quem precisa otimizar a verba do setor de marketing, o ideal é investir nos seguintes canais:

  • Website atualizado e otimizado para SEO (Search Engine Optimization);
  • Blog vinculado ao negócio para divulgar conteúdos relevantes;
  • Redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube);
  • E-mail marketing;
  • Google Adwords.

Por que utilizar esses canais? Porque eles têm grande audiência do público. O Facebook, por exemplo, tem 127 milhões de usuários ativos no Brasil. Já imaginou como a empresa pode atrair a atenção dos consumidores ao criar campanhas gratuitas e pagas no canal?

As outras plataformas também têm muitos seguidores. O Instagram tem 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, o que representa um potencial de atração de clientes para a marca.

Tenha um bom relacionamento com os leads

As redes sociais e o blog da empresa são canais para atrair clientes. Contudo, é necessário dar atenção aos comentários feitos pelos usuários e sempre procurar responder de forma cordial.

O blog também pode ser utilizado para estimular o cadastro dos interessados na newsletter da empresa. Desse modo, você cria um relacionamento com a marca por meio do envio de e-mails com conteúdos relevantes para o público. A ideia é que eles transitem pelos estágios do funil de vendas até que se tornem compradores.

Acompanhe os indicadores de desempenho

Até pouco tempo atrás as campanhas de marketing eram baseadas em publicações em outdoors e veiculação de ofertas nos canais de televisão. O problema é que isso se torna caro e difícil de mensurar.

Os canais digitais transformaram esse contexto. Eles oportunizam o acompanhamento do retorno sobre o investimento (ROI). Você pode lançar uma campanha no Instagram Ads, por exemplo, e criar uma landing page para estimular o cadastro dos interessados.

Por meio dessa ação, é possível identificar quantas pessoas aceitaram receber informações da empresa e o número de leads que se converteram em clientes. Nesse caso, você deve calcular o ROI da seguinte maneira:

ROI = Receita – Custo/ Custo

Vamos supor que a empresa lançou uma campanha no Instagram que trouxe um retorno de R$10 mil para a companhia. O custo da ação na ferramenta foi de R$200,00. Logo, o retorno do investimento será de:

ROI = 10.000 – 200/200 = 49

Isso significa que o ROI foi de 49 vezes o valor investido. Se  quiser saber qual foi a porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. Percebeu como investir no mundo digital é uma maneira de otimizar a verba do setor de marketing?

Para tanto, você deve ficar atento aos indicadores e escolher o mais recomendado para o momento da sua campanha. Os principais são:

  • taxa de conversão;
  • número de tráfego;
  • taxa de clique;
  • número de leads gerados;
  • ROI.

Pronto! Agora você já sabe como otimizar a verba do setor de marketing e gerar ganhos para a organização.

Está pensando em investir na mídia digital, mas não tem muito conhecimento sobre essa área? Veja como o Youtube pode contribuir com o aumento das vendas da empresa!

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