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Como ter um negócio escalável em tempos de Covid-19?

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O Covid-19 (popularmente conhecido como coronavírus) acertou em cheio muitos negócios, desde os pequenos até os grandes. As empresas que planejavam investir na infraestrutura ou contratar mais pessoas precisaram “segurar as pontas” para entender como ficaria o contexto de vendas. Diante dessa situação, torna-se ainda mais importante pensar em um modelo de negócio escalável.

Recalibrar as estratégias torna-se imprescindível para este momento, pois conseguir equilibrar situações como custos, vendas e gerenciamento de equipes pode se tornar a grande diferença entre manter a empresa funcionando ou fechar as portas. 

Como a escalabilidade pode ser um ponto chave neste cenário de incertezas? Explicamos mais daqui a pouco! 👇

O que significa ter um negócio escalável?

Ter escalabilidade em uma empresa significa conseguir crescer sem exigir aumento de recursos financeiros e profissionais na mesma proporção. É quando um negócio amplia o número de vendas e a lucratividade com a infraestrutura que já tem, pois consegue unir automação e tecnologia para acompanhar os processos.

A pandemia do Covid-19 gerou uma mudança no comportamento de consumo das pessoas, que passaram a acompanhar mais as redes sociais e adquirir produtos em lojas virtuais ou por contato via WhatsApp. 👨‍💻

O fechamento das lojas físicas em muitos estados gerou uma migração para as compras online. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a Konduto, as lojas virtuais registraram um crescimento de 28,8% nas vendas até 8 de abril. A pesquisa analisou 20 milhões de pedidos em 4 mil e-commerces e não incluiu na lista a venda de serviços.

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Isso indica que as empresas que entraram no mundo digital antes da pandemia tiveram mais oportunidades de continuar vendendo em tempos de isolamento social. Seria este o caminho para um negócio escalável? 🤔

Como ter um negócio escalável e continuar vendendo?

Ter uma empresa escalável deixa você mais preparado para agir rapidamente em mudanças de cenário. Alguns negócios pequenos conseguiram se adaptar rapidamente e usar aplicativos de mensagens e redes sociais para manter um relacionamento com o consumidor e continuar vendendo. 💸

Todavia, algumas empresas não conseguiram seguir pelo mesmo caminho e fecharam suas portas. Para ajudá-lo a criar uma estratégia escalável para o seu negócio, nós separamos algumas dicas infalíveis. Veja!

Fique de olho no seu planejamento

No final do ano você estruturou toda a sua estratégia de crescimento, mas o Covid-19 transformou o cenário? Volte ao seu planejamento, analise os dados, o contexto e refaça o seu plano de negócios.

Não fique preso às ideias que funcionavam antes da crise e remodele a sua empresa, se assim for necessário. Isso faz parte da metodologia ágil, uma estratégia que iniciou em ambientes de tecnologia e está ganhando cada vez mais espaço nas organizações.

Experimente e corra riscos

Se você já participou de alguma edição do Startup Weekend pode ter ouvido a expressão “MVP (produto mínimo viável), mas na dúvida vamos explicá-la para você. Ao criar uma startup os membros precisam testar se a ideia de produto ou serviço será aceita no mercado.

Por isso, são feitos testes e questionários para avaliar o contexto e dar continuidade ao projeto. Ao aplicar essa ideia no negócio, você consegue lançar produtos com mais rapidez e fazer ajustes conforme o cliente sinaliza que deseja mudanças. Assim, você não perde tempo em projetos sem futuro comercial e movimenta as finanças do negócio.

Invista no digital

A Covid-19 fez as pessoas gastarem mais tempo em plataformas de vídeo, como a Netflix, e nas redes sociais. A tecnologia também se tornou mais importante na hora de pagar contas e evitar filas em lotéricas e agências bancárias. Portanto, não tem mais jeito: você precisa fazer parte do mundo digital.

Avalie as diferentes plataformas disponíveis no mercado e identifique quais fazem mais sentido para o seu negócio. As redes sociais como Instagram e Facebook podem ser úteis para quem deseja ter uma comunicação mais próxima com o consumidor. O LinkedIn, por sua vez, é essencial para quem atua no mercado B2B (business-to-business).

Os comércios eletrônicos também criam oportunidades de vendas mesmo nos momentos em que a loja física precisa permanecer fechada. Você pode criar promoções, ofertar produtos para pessoas que moram em outras cidades e fazer o caixa da empresa girar.

É claro, ao criar uma loja virtual também é necessário pensar em toda a operação, como na logística e organização dos pedidos. Para isso também existem plataformas de automação que auxiliam na organização de todas as demandas do negócio.

Oportunize o Home Office

O trabalho remoto contribui para manter a saúde dos colaboradores, evita que a pandemia do Covid-19 se alastre e ainda mantém a sua empresa funcionando. Logo, quem investe em tecnologia também consegue trabalhar durante o isolamento social.

Além disso, a experiência do home office poderá mostrar que essa modalidade também é útil em períodos normais. Afinal, ela ajuda a reduzir custos e a expandir a atuação da empresa.

Já deu para perceber que a tecnologia estará mais presente no seu dia a dia e no dos seus consumidores, certo? Então, o que acha de dar o próximo passo e deixar o seu negócio escalável? Entre em contato com a nossa equipe e vamos traçar juntos os passos da sua entrada no ambiente digital! 😀

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