O mercado do shopping center está mudando no Brasil. Um estudo do Ibope Inteligência identificou que os 20 locais abertos em 2016 operam com uma vacância de 55% em média. A tendência é esse perfil se agravar ainda mais, ao se analisar a situação que ocorre nos Estados Unidos.
Por lá, espera-se que o mercado dos grandes centros de vendas tenha apenas 5 anos de duração. A previsão foi anunciada pela pesquisa do Banco Credit Suisse, divulgada pela Business Insider. Segundo o estudo, um quarto dos shoppings centers deve fechar até 2022. Por que isso acontece? Em função da nova tendência de consumo em lojas virtuais. Saiba mais a seguir!
O que motiva a mudança no mercado do shopping center
Há dois fortes motivos para o fechamento das lojas nos grandes centros de compras: o aumento do consumo via e-commerce e o crescimento das redes com preços mais acessíveis, como os outlets.
Nos Estados Unidos, por exemplo, grandes lojas de departamentos como a Macy’s e J.C. Penney já fecharam estabelecimentos que não tinham bom impacto nas vendas. Com isso, as demais marcas começaram a sentir a diminuição do número de visitantes e passaram a exigir contratos mais flexíveis.
O shopping center precisa se reinventar
A mudança no perfil de consumo também ocorre no Brasil. Diante desse cenário em países desenvolvidos, muitos centros de compras daqui já começaram a mudar suas estratégias.
Sendo assim, o mercado de shopping center está se adaptando à perspectiva de consumo em lojas virtuais e ampliando a oferta de serviços e entretenimento. Com isso, a perspectiva é de um impacto menor do que o ocorrido nos Estados Unidos.
Outra opção para lidar com esse cenário é se adaptar diante da concorrência do e-commerce e transformar alguns shoppings centers em grandes centros de distribuição de produtos. Assim, será possível dar mais agilidade às entregas das lojas virtuais.
Implantação do Omnichannel
Se o perfil do consumidor mudou, as lojas físicas também precisam se adequar a esse novo mercado. Logo, uma possibilidade é utilizar o omnichannel para ampliar as opções de vendas ao cliente.
Esse conceito se baseia na integração de diferentes canais para aumentar as oportunidades de negociação, aliando o mundo online e offline. Dessa forma, a loja física pode criar um e-commerce e divulgar seus produtos nas mídias sociais. O atendimento ao cliente nesses meios precisa ser de qualidade e disponibilizar tanto a opção de retirada do produto no espaço físico como a entrega na residência.
O foco é ampliar as oportunidades de interação com a marca e propiciar que o cliente escolha a melhor opção de compra. Se ele prefere se dirigir à loja física para experimentar o produto, terá essa alternativa. Por sua vez, se é melhor utilizar o tempo livre para escolher a mercadoria no ambiente online, também conseguirá efetuar a compra.
Portanto, o mercado de shopping center e as lojas físicas precisam se adaptar a esse novo perfil do consumidor. Quem não se antecipar a esse contexto, correrá o risco de fechar as portas.
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