Como manter o foco no trabalho para ser mais produtivo? Veja 6 dicas!

Vira e mexe você se dispersa e quando percebe já perdeu 10 minutos olhando o celular? Manter o foco no trabalho é o primeiro passo para ser mais produtivo e obter excelentes resultados na empresa. Alguns hábitos simples podem ajudá-lo a manter a concentração e melhorar o desempenho.

Quer saber como evitar que pequenas situações do dia tirem sua atenção do que realmente importa? É sobre isso que tratamos neste artigo! ?

1.Planejamento e foco no trabalho

Quais são os seus objetivos para o dia? Planeje sua rotina para conseguir manter a atenção nas atividades prioritárias. Pode parecer simples, mas criar uma lista com as principais demandas ajuda você a identificar tudo que pode ser feito em um dia, sem criar brechas para distrações.

2.Redes sociais em momentos apropriados

As pausas são importantes em um dia de trabalho, mas não podem ser frequentes. Cada vez que você olha para uma mensagem no celular ou interrompe sua tarefa, demora mais 23 minutos para conseguir se concentrar e ter um bom desempenho. ?

Por isso, o ideal é ter disciplina para manter sua atenção durante o tempo necessário para finalizar uma demanda e só depois dar uma pausa para olhar o celular ou site de notícias. ?

3.Música para manter o foco

Muitas pessoas da área de TI ou design já descobriram o potencial da música para ter criatividade e tranquilidade para fazer as tarefas. Mas você sabia que ela também ajuda a manter o foco? 

A dica é escolher um repertório que você já conhece e que seja leve para não se distrair com a letra ou melodia. Aproveite para criar uma playlist com duração de uma hora, por exemplo, e depois faça uma breve pausa para relaxar. Ah, não vai se esquecer de colocar o fone de ouvido para não atrapalhar os outros, né? ?

4.De olho nas metas

Quem trabalha com metas de vendas ou de resultados também pode utilizar isso como um incentivo a mais para manter o foco no trabalho. Afinal, se você ficar muitos dias sem atingir o índice esperado vai acumular serviço para o final do mês, certo? Então, aproveite para manter as metas em um local bem visível na sua mesa, aí quando você se distrair é só olhar para elas para querer voltar para as atividades.

5.Tecnologias para organizar o trabalho

Se algumas tecnologias podem tirar a sua atenção – como o Instagram ou o e-mail – outras também podem ajudá-lo no dia a dia. Plataformas como o Trello ajudam a organizar as suas demandas e podem dar sinais de alerta quando alguma tarefa está perto do prazo de entrega.

Outra tecnologia que pode ajudá-lo é o plugin Time Your Web. Ele funciona no Chrome e monitora o tempo perdido em cada site e rede social. Assim, você consegue acompanhar a sua produtividade e identificar os principais canais que tiram a sua atenção. ?

6.Atividade física faz bem para o corpo (e a mente!)

Procure manter um estilo de vida saudável com a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada. Isso vai ajudar a diminuir a sensação de cansaço e estresse, que podem ser vilões na hora de manter a concentração.

Pronto! Essas são dicas simples que podem ser aplicadas no seu dia a dia para manter o foco no trabalho. Quer ver mais informações úteis para aplicar no seu negócio? Entenda como melhorar a competitividade de forma simples e prática

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!