Você tem um assunto relevante para compartilhar com os seguidores da página, mas não sabe como explicar tudo em um texto? O webinar funciona como um seminário online transmitido ao vivo para gerar engajamento com o público. E aí, quer saber como fazer webinar e gerar bons resultados? É sobre isso que explicamos a seguir!
Conceito e benefícios de realizar webinar
O webinar consiste em uma forma de comunicação por meio de vídeos, que funcionam como palestras, trocas de ideias e aulas online. Ele integra as boas práticas de marketing digital e tem conquistado cada vez mais a atenção dos usuários da web.
Promover um webinar oferece muitas vantagens para o negócio, uma vez que mostra o potencial da marca, dá mais credibilidade para a organização e ajuda o público com o esclarecimento de dúvidas sobre determinado assunto. Veja outros benefícios da prática:
- ganho de atenção dos seguidores;
- maior participação das pessoas e interação com a marca;
- construção de autoridade da empresa perante o público;
- aumento do tráfego para o site e geração de leads.
Como fazer webinar de sucesso?
O webinar é um conteúdo bem fácil de fazer e funciona como um filtro de pessoas interessadas em determinado assunto. Por isso, funciona como uma ferramenta de atração de pessoas interessadas no produto ou serviço. Confira o passo a passo para saber como fazer um webinar para promover o seu negócio:
1. Escolha o assunto a ser abordado
Avalie qual é o tema que você, algum membro da equipe ou parceiro de negócio sabe falar com propriedade e seja de relevância do público. Procure um assunto diferenciado ou novo na sua área de atuação.
Você também pode realizar uma entrevista com alguém importante do segmento e atuar como mediador da conversa para realizar as perguntas do público participante.
2. Programe-se para o evento
Determine um dia e horário adequado para realizar o webinar e faça o agendamento com o convidado externo (se esse for o seu caso). Depois, é necessário escolher a plataforma a ser utilizada na transmissão.
Uma ferramenta gratuita para isso é o Google Hangouts on Air. Ela faz integração com o Youtube e exige a abertura de uma conta no Gmail e um canal na plataforma de vídeo. Feito isso, é só realizar a conexão entre as duas e instalar o Plugin Hangouts no navegador.Aproveite para testar a transmissão antes de lançar a ideia, pois isso permitirá ajustes técnicos antes do seu webinar.
Caso prefira uma ferramenta mais profissional, existe o Go To Webinar. Ela tem diferentes funcionalidades e permite a realização de enquetes durante o evento. O inconveniente, porém, é o custo cobrado em dólar.
3. Faça o lançamento do seu webinar
Quando finalizar os processos básicos para realização do webinar, é chegado o momento de promover o evento. Crie uma landing page para obter o cadastro dos usuários interessados no tema. Assim, você poderá utilizar os dados posteriormente e também avisá-los sobre o início do encontro.
Também é importante anunciar o webinar em todas as suas páginas sociais, no e-mail marketing e no site da empresa. Invista um pouco em campanhas pagas para ter maior adesão de pessoas.
Agora que você já sabe como fazer webinar, o que acha de colocar essa ideia em prática? Monitore os acessos durante o evento e depois conte aqui qual foi o resultado da sua estratégia.