O bot é um programa de computador capaz de automatizar determinadas perguntas e respostas de forma inteligente para desenvolver uma interação mais humanizada. Ele já é útil para diferentes portes de empresas e proporciona um atendimento ágil e eficaz.
A Sephora, por exemplo, registra um gasto médio de US$ 50 por cliente que solicita um serviço pelo assistente online do Messenger. De acordo com o Venture Beat, a empresa teve um aumento de 11% nas vendas depois que passou a utilizar o robô no aplicativo
Ficou interessado em obter resultados como o da Sephora? A seguir, explicamos como criar um chatbot para o seu website. Que tal conferir?
Passo a passo para saber como criar um chatbot
A seguir, preparamos algumas dicas para você desenvolver o seu bot do zero. Veja:
1. Determine qual será o uso do robô
Qual é o propósito do seu bot? Ele terá o papel de falar sobre as novidades da empresa e do mercado ou responder perguntas?
A partir dessa resposta, você poderá iniciar o seu trabalho de construção do chatbot. Essa tecnologia está cada vez mais sofisticada, capaz de se adaptar ao contexto social e manter uma conversa coerente com as pessoas. Por isso, o robô é utilizado para variadas finalidades no ambiente comercial.
O modelo de atendimento ao cliente, por exemplo, é capaz de responder perguntas e resolver alguns problemas dos usuários. Caso o indivíduo precise de mais informações que o bot não é capaz de solucionar, ele já faz o encaminhamento imediato a um profissional. Exemplo disso ocorre no Banco Inter:
2. Defina um ambiente para o chatbot funcionar
O Messenger e o Slack são duas opções populares para uso dos bots no ambiente de negócios. Todavia, a ferramenta também é muito utilizada em websites institucionais e lojas virtuais. Sendo assim, escolha qual é o melhor canal para implementar o robô inteligente e siga para o próximo passo da sua estratégia.
3. Escolha um parceiro para criar um chatbot
Você pode tentar criar um bot por conta própria com o uso de uma plataforma. Alguns canais não exigem muito conhecimento em programação e são mais fáceis de utilizar. Veja os exemplos:
Caso não tenha tempo ou paciência para desenvolver esse trabalho sozinho, você pode buscar o auxílio de um parceiro. Muitas vezes, essa aplicação já pode ser incluída no seu contrato de desenvolvimento de website.
4. Desenvolva um bot com personalidade
Você precisa pensar no robô inteligente como uma extensão da sua marca. Logo, ele deve ter uma personalidade que seja condizente com a linguagem utilizada na companhia e com o perfil do seu público.
Sendo assim, você pode criar um rosto para o seu bot ou uma caricatura, dar um nome para ele e criar um padrão nos diálogos. Muitos aplicativos são tão informais e descontraídos que até dão a entender que representam uma pessoa de verdade.
5. Crie um fluxo para a conversa e o tom de voz
Muitas plataformas já oferecem opções de perguntas e respostas para as conversas, mas o ideal é criar o seu próprio estilo. Se o usuário começar a conversa com “Olá”, responda com “Olá, tudo bem? Como posso te ajudar?”
Assim você já estabelece um parâmetro para o diálogo e consegue resolver o problema do usuário rapidamente, tornando a conversa produtiva. Também é necessário configurar o chatbot para compreender a linguagem das pessoas e traduzir isso em conhecimento e sentimento.
Por exemplo: se alguém escrever “ok”, ele deverá entender que isso significa “afirmativo, sim, combinado”. A capacidade de personalização dessas informações depende da forma como o bot foi desenvolvido.
Pronto! Agora é só integrar o bot ao aplicativo ou website e iniciar os testes. Solicite que parte de sua equipe utilize a ferramenta para identificar se ela está funcionando de forma adequada.
Feito isso, é hora de divulgá-la ao público e estimular o seu uso. E aí, gostou de saber como criar um chatbot? Aproveite para implementar essa ideia no seu negócio e colher os resultados. Ficou interessado no tema e quer receber mais dicas como essas? Assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre websites e aplicativos!