Chatbot para Facebook: saiba como criar!

Chatbot para Facebook: saiba como criar!

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A partir do momento que a empresa cria uma presença online é necessário também dar atenção ao público que interage com a marca. E como fazer isso 24 horas? A melhorar maneira é criar um chatbot para Facebook. A ferramenta automatiza o atendimento e facilita a comunicação dos usuários com a empresa.

A seguir, mostraremos o passo a passo para você instalar um chatbot no Facebook, já que essa é a plataforma utilizada por 97,6% das companhias do país. Vamos lá?

Passo a passo para criar o chatbot para Facebook

Em apenas 4 etapas você conseguirá ter um bot para responder as principais dúvidas de clientes. Veja:

1. Abra um conta no Chatfuel

A ferramenta tem uma função gratuita disponível para empresas e pessoas com até 1.000 mil seguidores. Nesse modelo, o empreendedor tem acesso às funcionalidades básicas para iniciar uma automação pelo Messenger.

Essa é uma maneira de mudar a forma como o seu negócio interage com os consumidores, buscando a qualificação de leads e aumento de conversões. Entre as marcas que já utilizam a plataforma estão: a Adidas, T-Mobile e LEGO.

Então, pronto para testar a ferramenta? Veja como fazer:

  • acesse o website;
  • crie uma conta;
  • conecte a sua página do Facebook ao Chatfuel.

Pronto! Agora é só seguir para as próximas etapas descritas no painel.

2. Escolha o template do chatbot para Facebook

Crie um nome para o seu chatbot para Facebook e defina um template entre os modelos apresentados. Siga em frente e escolha a opção “Blanck Chatbot”. Defina as regras para o uso e depois clique em “criar chatbot”.

No painel, selecione um ícone que aparece em uma caixa grande e defina as regras para estabelecer uma conversa.

3. Procure compreender como o bot funciona

Verifique como funcionam os recursos disponibilizados na plataforma antes de colocar o bot em ação. Por exemplo: o Chatfuel possibilita que você utilize um design personalizado do Facebook também no Messenger.

A ferramenta ainda conta com alguns componentes que visam proporcionar maior usabilidade para os usuários:

  • tela simples: o modelo padrão para conversas;
  • botões e tela do Messenger: permite a inclusão de textos e imagens;
  • slider da imagem: é interessante para a empresa que vende produtos e quer apresentar diferentes materiais aos clientes.

4. Crie sua mensagem de boas vindas

Defina a mensagem inicial que será transmitida aos usuários que iniciam uma conversa com a empresa. Procure utilizar uma linguagem gentil e relacionada ao perfil do negócio.

Em seguida, adicione botões para dar opções de cliques para o usuário e insira o bloco de texto correspondente à ação. Você pode colocar opções como:

  • rastrear pedido;
  • orçamento;
  • informações.
  •  

A partir daí será necessário customizar os próximos passos da conversa, direcionando o cliente a fazer uma escolha. É possível inserir um link do website, apresentar um telefone ou e-mail para contato ou continuar com a conversa pelo chat.

Por exemplo: se um cliente quer saber onde está o produto que encomendou, poderá clicar em “rastrear”. Em seguida, aparecerá outro texto indicando um link com informações sobre o pedido.

Após finalizar as configurações, faça diferentes testes com o chatbot para Facebook antes de disponibilizá-lo ao público. Lembre-se de criar um diálogo amigável e o mais natural possível.

Curtiu a ideia? Então, coloque-a em prática e depois deixe seu comentário para compartilhar a sua experiência!

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