Chatbot: entenda o benefício de usá-lo no e-commerce

Chatbot: entenda o benefício de usá-lo no e-commerce!

O chatbot é um robô virtual com inteligência artificial. Ele é utilizado para promover um diálogo entre os potenciais consumidores e as empresas, por meio de sites ou plataformas de troca de mensagens.

Assim, a organização consegue realizar um atendimento ágil e esclarecer as principais dúvidas dos clientes, deixando os funcionários focados em atividades gerenciais. Quer saber os benefícios de usar o bot no seu e-commerce? Acompanhe o artigo!

Como utilizar o chatbot no e-commerce

O robô inteligente pode ser customizado conforme a necessidade da empresa. Em uma loja virtual, por exemplo, é possível utilizá-lo para criar uma conversa com o consumidor quando acessa o site. A intenção é que ele se comunique como se fosse uma pessoa, de maneira que o cliente nem perceba que é um bot.

A H&M, por exemplo, tem um chatbot que conversa com o usuário como se fosse um amigo. Assim, o consumidor pode compartilhar o seu gosto pela moda e receber sugestões de looks de acordo com o seu perfil.

A Netshoes é outro exemplo de e-commerce que usa o bot. A ferramenta foi implementada em 2012 para facilitar o acesso do cliente às informações sobre os pedidos realizados, assim como dar mais agilidade às solicitações de trocas. Em 2016, mais de 60% das demandas da empresa foram atendidas no ambiente virtual, um exemplo de como o robô pode ser útil para o negócio.

Diferentes plataformas disponibilizam o uso do robô inteligente

As lojas virtuais também podem utilizar o chatbot em suas redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp. A rede de relacionamento possibilita a inserção do robô no Messenger. Desse modo, não é necessário disponibilizar um funcionário apenas para acompanhar o que as pessoas falam e questionam na mídia.

O WhatsApp Business também facilita a troca de mensagens inteligentes por meio de uma interação automatizada entre empresas e usuários. Essa é uma maneira de evitar que o consumidor fique esperando muito tempo por respostas simples, como a confirmação de um pedido ou disponibilidade de um produto.

Principais benefícios de utilizar o chatbot

O bot dá mais agilidade ao atendimento ao cliente, sem perder a característica da empatia. Ele pode se apresentar usando o nome de uma pessoa e responder às perguntas com uma linguagem simples do dia a dia. Além disso, o robô inteligente oferece outras vantagens:

Redução de custos

A empresa não precisa mais contratar pessoas para realizar o atendimento online dos clientes. O bot é capaz de realizar essa tarefa perfeitamente com uma linguagem bem semelhante à dos homens. Assim, o gestor evita os gastos com a contratação de novos profissionais.

Atendimento 24 horas

Nem sempre é possível contratar funcionários para realizar o atendimento online durante 24 horas, 7 dias por semana. E um e-commerce não tem horário para “fechar suas portas”, certo? Por isso, o robô inteligente é a ferramenta ideal para esclarecer as dúvidas dos consumidores no horário em que o proprietário do negócio está descansando.

Coleta de dados

A organização pode programar o bot para coletar os dados dos clientes durante a conversa. Essa é uma maneira de usar as informações para gerar insights sobre o perfil do consumidor e os seus hábitos de compra. Assim, a companhia consegue criar ofertas personalizadas.

Percebeu como o chatbot pode contribuir muito com o seu negócio? Ele proporciona mais agilidade no relacionamento com o cliente e ainda permite o atendimento ininterrupto na loja virtual.Gostou deste artigo? Aproveite para conferir as dicas sobre como tirar boas fotos para a sua loja virtual!

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