Muitas marcas já estão presentes na internet, contudo, nem sempre utilizam os canais de vendas online para ter aumento de receita. Esse também é o seu caso? É fundamental investir em estratégias para ter uma presença forte no ambiente digital, atrair potenciais clientes e convertê-los em negócios.
Os canais de vendas online devem receber um monitoramento constante dos dados para que você tenha informações relevantes para aperfeiçoar o processo de vendas. Quer saber como utilizar melhor esses meios? Explicamos a seguir!
1. Estabeleça uma rotina nos canais digitais
Quantas vezes por semana você mantém uma comunicação ativa com os potenciais clientes nas redes sociais? As pessoas buscam por empresas que mantêm um atendimento ágil e personalizado, por isso, direcionam a atenção para quem atua de forma constante nesses canais.
Por isso, é importante estabelecer uma rotina de publicações relevantes para o público-alvo, dar respostas às dúvidas e sugestões e criar um relacionamento em médio e longo prazo. Assim, você obterá o engajamento que deseja (que é o primeiro passo para obter mais vendas).
2. Monitore os canais de vendas online
Para conseguir crescer e expandir o negócio nos canais digitais você deve monitorar os principais indicadores de performance. Como está o engajamento das pessoas com a marca? Quais desses seguidores converteram em vendas?
Esses são alguns exemplos de perguntas que você pode fazer com base nos dados disponíveis nos seus meios de comunicação com o público. Se você tem uma loja virtual, também é importante verificar quais foram os números de carrinhos abandonados para tentar identificar uma possível causa para o problema. Utilize os dados dos canais digitais para avaliar o seu negócio e ter insights valiosos para ampliar o potencial de vendas.
3. Otimize a taxa de conversão
Também é importante criar uma jornada do cliente para direcionar as ações do negócio de forma estratégica. Com isso, você consegue criar campanhas focadas em cada persona, o que reflete em aumento das taxas de conversão em leads e, posteriormente, em vendas.
Essas campanhas também devem ser direcionadas para os canais certos, ou seja, as mídias sociais e páginas em que o seu público-alvo está. Na prática, você lança a ideia, acompanha o engajamento, aprende com os dados e sugere melhorias para o processo.
4. Invista na automação e integração
Uma maneira de acelerar os resultados nos canais de vendas online é utilizar ferramentas de automação e integração. O Google Analytics, por exemplo, pode ser integrado ao website para gerar dados sobre o número de usuários que acessaram a página, por quais canais eles vieram e qual foi o tempo médio de permanência.
Você também pode integrar o WhatsApp Business à sua página virtual para facilitar a comunicação entre o potencial cliente e o seu negócio. Também é interessante utilizar uma plataforma de automação de e-mail marketing. Ela pode ser integrada ao website e é muito útil para quem deseja criar um relacionamento de médio e longo prazo com o público. Além disso, muitas ferramentas apresentam dados sobre taxas de abertura de e-mails, cliques nos links e descadastro, o que contribui para você direcionar melhor a sua estratégia de marketing.
Enfim, há muitas melhorias que podem ser feitas nos canais de vendas online para você aumentar o engajamento do público, gerar mais leads e aumentar as vendas. Aproveite a visita ao nosso blog e saiba como criar metas para o seu time!