Backlinks: por que você precisa deles na estratégia digital?

Backlinks: por que você precisa deles na estratégia digital?

Primeiro de tudo, deixa eu te explicar o que são backlinks. São os links posicionados estrategicamente ao longo do conteúdo, sabe? Eles são utilizados para direcionar o leitor a outros materiais  relacionados ao tema. O principal objetivo de sua utilização é ampliar o conhecimento do usuário da web e gerar mais tráfego no blog da empresa. 😁

Utilizar os links de forma inteligente é essencial para quem trabalha com conteúdos na web, pois eles ajudam a mostrar a relevância do site e a melhorar o posicionamento orgânico (não pago) da página.

Ficou curioso para entender como utilizar os backlinks no seu blog? Continue com a gente, pois explicamos tudo isso a seguir! 👇

Afinal, o que são os backlinks?

Os backlinks são os links inseridos dentro de um conteúdo para direcionar o usuário para outra página, que pode ser do seu próprio blog ou de outra empresa. Eles integram a estratégia de SEO (otimização para os motores de busca) e são essenciais para o website conquistar um bom posicionamento na web. 

anotar as dicas de backlinks

Quando você direciona o leitor para uma página interna do blog, está auxiliando a diminuir a taxa de rejeição do conteúdo  (viu só, aqui fizemos um backlink 😜 ) e guiar o leitor para materiais relevantes da sua empresa. Consequentemente, também é possível direcioná-lo para outras etapas do funil de vendas.

Já ao fazer direcionamentos para links externos você pode perder o visitante que está no seu blog (sim, aparentemente é ruim). Todavia, isso demonstra uma preocupação em apresentar conteúdo relevante para o usuário e conta pontos no posicionamento do Google 😍

Da mesma forma que você faz links para outros websites, as demais empresas podem usar os links dos seus conteúdos no blog delas. Isso conta muitos pontos no rankeamento das páginas e demonstra a sua autoridade sobre o assunto. 😉

Por que os backlinks são essenciais na estratégia digital?

A inserção de links nos conteúdos tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário. O leitor é direcionado para materiais complementares aos que está lendo e dessa forma consegue compreender melhor o contexto de determinado assunto. 😅

Porém, os backlinks também são fundamentais em uma estratégia de marketing digital bem estruturada. São eles que ajudam na indexação (identificação e processamento da página)  e posicionamento nos buscadores, o que faz os seus conteúdos serem vistos e lidos na web.

Por isso, é muito importante produzir materiais originais para atrair seguidores ao blog e ganhar mais importância no ambiente digital. Mas, cuidado para não cair em uma “furada!”

Atenção especial ao uso irregular de links 

uso irregular de backlinks

O Google, por exemplo, já utiliza algoritmos para identificar como são feitos os direcionamentos de links externos. Assim, ele consegue reconhecer se determinado blog está “comprando” direcionamentos de links para seu website. 😯

O que isso quer dizer? É que quanto mais backlinks você tiver de outras empresas direcionando para os seus conteúdos, melhor. Mas… eles precisam ser originais e de negócios relacionados aos temas abordados na sua empresa ( isso não quer dizer que você não pode ter uma visão mais ampla abordando temas aos quais você não trabalha, mas é necessário que isso produza uma relação entre os seus conteúdos, como a gente faz aqui). 😊

Lembre-se de levar em consideração o nicho que sua empresa atua antes de buscar parcerias para fazer backlinks no seu site. E cuidado para não exagerar nas indicações. Afinal, isso poderá causar um efeito contrário ao penalizar a sua página por usar uma estratégia forçada de direcionamentos. 😰

Resumindo, a melhor forma de utilizar os links dentro do seu conteúdo e obter indicações de outras empresas para o seu blog consiste em aplicar os seguintes direcionamentos: 

  • crie conteúdos originais e com informações relevantes;
  • tenha paciência para esperar a indexação dos buscadores;
  • mantenha a regularidade das publicações;
  • utilize apenas links importantes para o seu conteúdo;
  • faça parcerias com outros websites do seu nicho e produza conteúdos para eles;
  • evite “forçar a barra” ao pedir para todos os seus colegas fazerem links para o seu website.

Prontinho! Relevância na internet não é um bicho de sete cabeças, né? Você só precisa ter constância nas publicações, ser inovador e valorizar a experiência do usuário. 🙂

Gostou das dicas e quer aprender um pouco mais? Temos um conteúdo incrível com dicas para você usar os canais de vendas online para aumentar as vendas. Que tal conferir? 

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