Backlinks: por que você precisa deles na estratégia digital?

Backlinks: por que você precisa deles na estratégia digital?

Primeiro de tudo, deixa eu te explicar o que são backlinks. São os links posicionados estrategicamente ao longo do conteúdo, sabe? Eles são utilizados para direcionar o leitor a outros materiais  relacionados ao tema. O principal objetivo de sua utilização é ampliar o conhecimento do usuário da web e gerar mais tráfego no blog da empresa. ?

Utilizar os links de forma inteligente é essencial para quem trabalha com conteúdos na web, pois eles ajudam a mostrar a relevância do site e a melhorar o posicionamento orgânico (não pago) da página.

Ficou curioso para entender como utilizar os backlinks no seu blog? Continue com a gente, pois explicamos tudo isso a seguir! ?

Afinal, o que são os backlinks?

Os backlinks são os links inseridos dentro de um conteúdo para direcionar o usuário para outra página, que pode ser do seu próprio blog ou de outra empresa. Eles integram a estratégia de SEO (otimização para os motores de busca) e são essenciais para o website conquistar um bom posicionamento na web. 

anotar as dicas de backlinks

Quando você direciona o leitor para uma página interna do blog, está auxiliando a diminuir a taxa de rejeição do conteúdo  (viu só, aqui fizemos um backlink ? ) e guiar o leitor para materiais relevantes da sua empresa. Consequentemente, também é possível direcioná-lo para outras etapas do funil de vendas.

Já ao fazer direcionamentos para links externos você pode perder o visitante que está no seu blog (sim, aparentemente é ruim). Todavia, isso demonstra uma preocupação em apresentar conteúdo relevante para o usuário e conta pontos no posicionamento do Google ?

Da mesma forma que você faz links para outros websites, as demais empresas podem usar os links dos seus conteúdos no blog delas. Isso conta muitos pontos no rankeamento das páginas e demonstra a sua autoridade sobre o assunto. ?

Por que os backlinks são essenciais na estratégia digital?

A inserção de links nos conteúdos tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário. O leitor é direcionado para materiais complementares aos que está lendo e dessa forma consegue compreender melhor o contexto de determinado assunto. ?

Porém, os backlinks também são fundamentais em uma estratégia de marketing digital bem estruturada. São eles que ajudam na indexação (identificação e processamento da página)  e posicionamento nos buscadores, o que faz os seus conteúdos serem vistos e lidos na web.

Por isso, é muito importante produzir materiais originais para atrair seguidores ao blog e ganhar mais importância no ambiente digital. Mas, cuidado para não cair em uma “furada!”

Atenção especial ao uso irregular de links 

uso irregular de backlinks

O Google, por exemplo, já utiliza algoritmos para identificar como são feitos os direcionamentos de links externos. Assim, ele consegue reconhecer se determinado blog está “comprando” direcionamentos de links para seu website. ?

O que isso quer dizer? É que quanto mais backlinks você tiver de outras empresas direcionando para os seus conteúdos, melhor. Mas… eles precisam ser originais e de negócios relacionados aos temas abordados na sua empresa ( isso não quer dizer que você não pode ter uma visão mais ampla abordando temas aos quais você não trabalha, mas é necessário que isso produza uma relação entre os seus conteúdos, como a gente faz aqui). ?

Lembre-se de levar em consideração o nicho que sua empresa atua antes de buscar parcerias para fazer backlinks no seu site. E cuidado para não exagerar nas indicações. Afinal, isso poderá causar um efeito contrário ao penalizar a sua página por usar uma estratégia forçada de direcionamentos. ?

Resumindo, a melhor forma de utilizar os links dentro do seu conteúdo e obter indicações de outras empresas para o seu blog consiste em aplicar os seguintes direcionamentos: 

  • crie conteúdos originais e com informações relevantes;
  • tenha paciência para esperar a indexação dos buscadores;
  • mantenha a regularidade das publicações;
  • utilize apenas links importantes para o seu conteúdo;
  • faça parcerias com outros websites do seu nicho e produza conteúdos para eles;
  • evite “forçar a barra” ao pedir para todos os seus colegas fazerem links para o seu website.

Prontinho! Relevância na internet não é um bicho de sete cabeças, né? Você só precisa ter constância nas publicações, ser inovador e valorizar a experiência do usuário. ?

Gostou das dicas e quer aprender um pouco mais? Temos um conteúdo incrível com dicas para você usar os canais de vendas online para aumentar as vendas. Que tal conferir? 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!