Primeiro de tudo, deixa eu te explicar o que são backlinks. São os links posicionados estrategicamente ao longo do conteúdo, sabe? Eles são utilizados para direcionar o leitor a outros materiais relacionados ao tema. O principal objetivo de sua utilização é ampliar o conhecimento do usuário da web e gerar mais tráfego no blog da empresa. ?
Utilizar os links de forma inteligente é essencial para quem trabalha com conteúdos na web, pois eles ajudam a mostrar a relevância do site e a melhorar o posicionamento orgânico (não pago) da página.
Ficou curioso para entender como utilizar os backlinks no seu blog? Continue com a gente, pois explicamos tudo isso a seguir! ?
Afinal, o que são os backlinks?
Os backlinks são os links inseridos dentro de um conteúdo para direcionar o usuário para outra página, que pode ser do seu próprio blog ou de outra empresa. Eles integram a estratégia de SEO (otimização para os motores de busca) e são essenciais para o website conquistar um bom posicionamento na web.
Quando você direciona o leitor para uma página interna do blog, está auxiliando a diminuir a taxa de rejeição do conteúdo (viu só, aqui fizemos um backlink ? ) e guiar o leitor para materiais relevantes da sua empresa. Consequentemente, também é possível direcioná-lo para outras etapas do funil de vendas.
Já ao fazer direcionamentos para links externos você pode perder o visitante que está no seu blog (sim, aparentemente é ruim). Todavia, isso demonstra uma preocupação em apresentar conteúdo relevante para o usuário e conta pontos no posicionamento do Google ?
Da mesma forma que você faz links para outros websites, as demais empresas podem usar os links dos seus conteúdos no blog delas. Isso conta muitos pontos no rankeamento das páginas e demonstra a sua autoridade sobre o assunto. ?
Por que os backlinks são essenciais na estratégia digital?
A inserção de links nos conteúdos tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário. O leitor é direcionado para materiais complementares aos que está lendo e dessa forma consegue compreender melhor o contexto de determinado assunto. ?
Porém, os backlinks também são fundamentais em uma estratégia de marketing digital bem estruturada. São eles que ajudam na indexação (identificação e processamento da página) e posicionamento nos buscadores, o que faz os seus conteúdos serem vistos e lidos na web.
Por isso, é muito importante produzir materiais originais para atrair seguidores ao blog e ganhar mais importância no ambiente digital. Mas, cuidado para não cair em uma “furada!”
Atenção especial ao uso irregular de links
O Google, por exemplo, já utiliza algoritmos para identificar como são feitos os direcionamentos de links externos. Assim, ele consegue reconhecer se determinado blog está “comprando” direcionamentos de links para seu website. ?
O que isso quer dizer? É que quanto mais backlinks você tiver de outras empresas direcionando para os seus conteúdos, melhor. Mas… eles precisam ser originais e de negócios relacionados aos temas abordados na sua empresa ( isso não quer dizer que você não pode ter uma visão mais ampla abordando temas aos quais você não trabalha, mas é necessário que isso produza uma relação entre os seus conteúdos, como a gente faz aqui). ?
Lembre-se de levar em consideração o nicho que sua empresa atua antes de buscar parcerias para fazer backlinks no seu site. E cuidado para não exagerar nas indicações. Afinal, isso poderá causar um efeito contrário ao penalizar a sua página por usar uma estratégia forçada de direcionamentos. ?
Resumindo, a melhor forma de utilizar os links dentro do seu conteúdo e obter indicações de outras empresas para o seu blog consiste em aplicar os seguintes direcionamentos:
- crie conteúdos originais e com informações relevantes;
- tenha paciência para esperar a indexação dos buscadores;
- mantenha a regularidade das publicações;
- utilize apenas links importantes para o seu conteúdo;
- faça parcerias com outros websites do seu nicho e produza conteúdos para eles;
- evite “forçar a barra” ao pedir para todos os seus colegas fazerem links para o seu website.
Prontinho! Relevância na internet não é um bicho de sete cabeças, né? Você só precisa ter constância nas publicações, ser inovador e valorizar a experiência do usuário. ?
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