Anunciar no YouTube: invista nessa plataforma e venda mais

Anunciar no YouTube: invista nessa plataforma e venda mais!

O YouTube é a segunda maior rede social, atingindo um total de 1,8 bilhão de usuários ativos ao mês. Ele só fica atrás do Facebook, que conta com mais de 2 bilhões de pessoas cadastradas. Diante desses números, anunciar no YouTube pode ser uma excelente ferramenta para alcançar potenciais clientes.

A plataforma permite diferentes formas de anúncio e pagamentos, o que facilita o controle monetário da empresa. Continue a leitura e conheça mais sobre essa ferramenta!

Quais são os formatos de campanhas disponíveis?

O YouTube tem duas opções para o profissional de marketing criar as campanhas da empresa: a rede de pesquisa e a de display. O primeiro modelo funciona de forma parecida com o Google Ads. O usuário digita um termo de busca e logo no início aparecem sugestões de anúncios em relação à frase.

Já a rede de display é a mais utilizada para anúncios no YouTube. A campanha aparece antes de um vídeo escolhido pelo usuário ou em forma de banner na página. Existe um exemplo bem comum no dia a dia das pessoas: um indivíduo escolhe um videoclipe e antes dele ser exibido é apresentado um anúncio.

Quais são as formas de anunciar no YouTube?

Há diferentes tipos de anúncios disponíveis que se encaixam nos formatos citados anteriormente. São eles:

Gráficos

Esse tipo de anúncio é mais bem visualizado em computadores. Ele aparece ao lado direito da página ou embaixo do player.

Sobreposição

Também é uma forma mais indicada para o usuário que utiliza o computador. O anúncio é quase transparente e fica sobre o vídeo. A pessoa pode clicar em “fechar” para deixar de visualizá-lo.

Vídeo

Os vídeos são recomendados para usuários de dispositivos móveis ou computadores. Eles podem aparecer antes e durante a exibição de um material escolhido pela pessoa. Em alguns casos, o espectador não tem como optar por pular o anúncio.

Já existe também uma versão um pouco mais curta, de apenas 5 segundos, chamada de Bumper.

Cartões

Eles aparecem em forma de cartões em cima do vídeo principal. Ele se torna interessante para o negócio que pretende divulgar algum produto, pois o usuário pode clicar na imagem e chegar até o site da empresa.

Qual tipo de anúncio no YouTube é melhor?

Não existe a resposta exata, pois tudo depende da estratégia de marketing utilizada pela empresa, do objetivo da campanha e do perfil do público-alvo.

Uma loja virtual, por exemplo, pode utilizar o bumper para divulgar determinados produtos que estão em promoção. Já se você deseja que o usuário se cadastre em uma landing page, o ideal é investir em um formato para computador.

Como funciona o pagamento?

O profissional de marketing deverá definir qual será a forma de pagamento pelo anúncio. Existem duas opções: de custo por clique (CPC) e por visualização (CPV). Ou seja, as cobranças estão relacionadas ao clique do usuário em uma call-to-action ou em um card, por exemplo, ou ao tempo de visualização de um anúncio.

A vantagem da plataforma é que a empresa pode controlar o orçamento e realizar ajustes no anúncio sempre que desejar. Muitas organizações, inclusive, começam investindo um valor médio de R$ 20,00 por dia.

Como obter melhores resultados na hora de anunciar no YouTube?

A plataforma tem usuários em mais de 70 países. Logo, o primeiro passo para acertar na estratégia é fazer uma boa segmentação do público. Você pode escolher diferentes características para atingir as pessoas certas:

  • localização geográfica;
  • interesses;
  • idade e sexo;
  • pessoas com afinidade em relação ao assunto.

Por exemplo: uma marca que vende roupas para as jovens deverá escolher esse perfil de público. Basta direcionar o anúncio para mulheres entre 14 e 22 anos, localizadas no Brasil e que acessam conteúdos sobre beleza e moda.

Se o público é mais abrangente, é possível criar testes A/B na hora de anunciar no YouTube a fim de verificar qual é o perfil das pessoas que se interessam pelo assunto.

Como saber se o desempenho está bom?

As campanhas divulgadas no YouTube estão relacionadas à determinada ação do usuário, como a visualização ou clique em um anúncio. Sendo assim, uma forma de avaliar se você está obtendo um bom desempenho é fazer uma comparação entre as pessoas que tiveram acesso ao vídeo e aquelas que clicaram nele.

Por exemplo: uma ação da empresa foi vista por 10 mil pessoas e recebeu apenas 500 cliques. Nesse caso, o CTR (click through rate) foi de 5%. Então, esse é o momento de o profissional de marketing avaliar se esse é considerado um bom resultado ou não, adotando medidas para aperfeiçoar o anúncio.

A taxa de visualização, por sua vez, apresenta dados sobre o número de impressões e a quantidade de pessoas que visualizaram o anúncio. Para ter um bom alcance, é indicado criar um vídeo atrativo. Ele deve ser utilizar imagens de boa qualidade e um áudio claro.

Como criar anúncios de qualidade?

Anunciar no YouTube não consiste apenas em escolher uma foto bonita, inserir qualquer frase de efeito e definir o público-alvo. É necessário um estudo sobre o perfil das pessoas que se pretende atingir para que a estratégia dê resultado.

Outro fator importante é a qualidade da imagem ou vídeo apresentado. Afinal, é o nome da sua marca que está em jogo. Sendo assim, o ideal é procurar uma agência especializada em produção de conteúdos para o meio digital.

Ela tem profissionais especializados e com experiência em anúncios nas principais plataformas do mercado. Logo, poderá orientá-lo sobre a linguagem mais adequada para a sua campanha e o tipo de propaganda que deve ser criada.

Percebeu que anunciar no YouTube é uma ótima maneira de atrair clientes para o seu negócio? Contudo, lembre-se de que a campanha deve ter uma conexão com o perfil da empresa.

Precisa de ajuda com as suas estratégias no mundo digital? Entre em contato, temos um time de especialistas prontos para atendê-lo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Receba novidades
da nossa nave!