Aproximadamente 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, física, visual ou mental. Os números já demonstram o potencial de clientes que podem se interessar pelo seu negócio, mas muitas vezes não têm oportunidades de acesso. Correto? Por esse motivo, é muito importante dar atenção a um tema que ainda é pouco valorizado: a acessibilidade digital.
A ideia da acessibilidade digital é aplicar metodologias e ferramentas para melhorar as características de websites e aplicativos, pensando também naquelas pessoas que têm algum tipo de dificuldade permanente. ?
Quer saber como implementar essa estratégia na sua empresa? É só ficar de olho nas dicas que preparamos! ?
Entendendo o conceito de acessibilidade digital
O termo está relacionado aos recursos utilizados por um website ou aplicativo para ampliar o acesso dos conteúdos às pessoas com deficiência. A acessibilidade digital facilita o uso dessas plataformas sem que o indivíduo precise solicitar o auxílio de outra pessoa.
O conceito é tão importante que em 2015 foi aprovada a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência. Nela, ficou estabelecido que os órgãos públicos precisam abastecer suas bibliotecas com livros em formatos acessíveis, bem como utilizar sistemas e websites com acessibilidade digital.
Diante desse contexto, por que não aproveitar a ideia para melhorar a página de um negócio? ?
Sendo assim, ao criar um website ou contratar o desenvolvimento de um aplicativo para a empresa você pode pensar em diferentes dificuldades que muitas pessoas têm:
- monitores de diversos tamanhos;
- uso de óculos para leitura;
- dificuldade para utilizar o mouse;
- problema total de visão ou audição;
- dificuldade para distinguir tonalidades.
Como implementar a acessibilidade digital em um website
A seguir, explicamos algumas estratégias que você pode utilizar na sua página para melhorar a acessibilidade digital. Vamos lá?
Aplicar uma descrição nas imagens
Uma maneira simples de deixar o website mais acessível para as pessoas com deficiência é utilizar legendas nas imagens. Assim, os programas usados para leitura de textos podem fazer a descrição da figura para a pessoa. ?
Uso de áudios
Muitos websites já utilizam ferramentas para transformar os conteúdos de texto em áudio. Essa tática facilita a vida de quem tem deficiência auditiva e também permite que as pessoas tenham acesso ao material enquanto estão dirigindo. Portanto, essa é uma maneira de ampliar a divulgação da sua marca e atrair mais pessoas para o negócio.
Escolha das cores
Algumas cores são mais difíceis de serem visualizadas por pessoas com baixa visão. Além disso, a falta de contraste entre as cores de fundo e dos textos prejudicam a leitura em ambientes claros ou com reflexo na tela. Portanto, uma dica é planejar bem quais serão as cores aplicadas na sua página para facilitar a visualização em qualquer espaço e tamanho de tela.
Viu como é simples pensar na acessibilidade digital do seu website? O melhor é planejar isso na hora de construir a sua página, mas algumas mudanças já podem ser feitas com o uso de ferramentas específicas.
Quer saber mais dicas para aperfeiçoar a sua página? Veja os 8 elementos essenciais em um website! ?