Você já ouviu falar nos advergames? Eles são jogos criados pelas marcas com o intuito de proporcionar um relacionamento com os clientes. Inventado nos anos 2000, essa ferramenta de marketing vem como uma forma inovadora de impactar o mercado brasileiro. ??
Nenhuma empresa quer ser vista pelo público mais moderno como antiquada, não é mesmo? Dessa maneira, os advergames demonstram que a empresa está antenada às tendências e necessidades do mundo atual.
Esse meio de comunicação mercadológica tem como principal público-alvo os jovens ligados em tecnologia. Mas, se pensarmos além, quem nunca ouviu aquela música de Mário Bross e teve uma lembrança mega nostálgica na infância? Unir as lembranças que os jogos nos proporcionam com estratégias de marketing bem elaboradas fará a sua empresa ser a mais lembrada pela concorrência.
Massa, né? Vem com a gente entender mais sobre os advergames! ?
Conceito de advergames
Advergame basicamente é a associação de “advertise + game”, ou seja, em uma tradução mais literal significa publicidade em jogo.
Aí vem a pergunta: o que isso causa para a minha marca? A resposta é simples: relacionamento com o cliente e lembrança pela sua marca proporcionar momentos divertidos e leves. ?
Mas além disso, todos sabemos que estamos enjoados do marketing comum, né? Por isso, a utilização do advergame vem como uma forma de deixar nosso consumidor conectado por mais tempo à nossa marca e a quem somos. ?
Está bem, mas como funciona?
Geralmente, o advergame é utilizado para promover um produto, um propósito ou a própria marca. O objetivo é chamar a atenção do público para determinado assunto de uma forma lúdica e dinâmica.? (amei essa frase)
Há três maneiras de utilizar o game:
- associativa – em que o nome da marca aparece no decorrer do jogo como em placas de lojas;
- ilustrativa – quando a empresa lança promoções e patrocínios ao longo do game, gerando uma interação com o usuário;
Além disso, criar uma história para o seu produto torna tudo muito mais legal. ?
Vamos aos famosos cases de sucesso
Nos Estados Unidos a marca KFC (famosa pelo frango frito) criou um game chamado Crazy Taxi? O jogo é tão interativo que o usuário até demora a perceber que está sendo impactado pela marca (inconscientemente isso gera maior memorabilidade no usuário)
A Warner Bros também apostou nesta ideia para lançar o filme The Dark Knight, criando uma campanha com jogos do Coringa. jogos do Coringa.
No Brasil, a iniciativa já foi utilizada pela Vivo que lançou a gincana “Vivo em Ação”. Além da vivo, empresas como Americanas, Fandangos e Nestlé já aderiram a essas novas formas de usar o marketing. ?
Como usar os advergames nas estratégias de marketing
Os advergames funcionam como uma ferramenta diferenciada para gerar interação e engajamento do cliente com a marca?. As estratégias são as mais variadas, tanto para lançar um produto no mercado (causando aceitação do público) quanto para fortalecer a relação do seu consumidor com a sua marca, com o propósito de tornar-se a primeira escolha do seu cliente.
Muitos empresas já lançam aplicativos próprios para estimular a compra de seus produtos. Por que não acrescentar um game à ferramenta para ele ser útil também nos momentos de lazer do usuário? Fica a dica para você que já usa essa plataforma.?
Para finalizar, conta para a gente se tem algum advergame que você gosta. E caso já tenha um, manda aqui para nós, pois a galera da TWOWEB está louca para testar um jogo novo! ?