O quanto você se preocupa com a sua marca? Muitas pessoas estão preocupadas em abrir um negócio e já começam a vender, se esquecendo do passo muito importante: a criação da brand persona. É com esse personagem fictício que você consegue definir um perfil de comunicação alinhado aos valores da organização.
Ficou interessado no assunto? Vem com a nossa tripulação! ?
O que é brand persona?
De uma maneira bem simples, a brand persona é a criação de uma personalidade para a marca. Calma, não precisa se desesperar que a gente te explica! Com ela você define a forma como a empresa deseja ser vista pelas pessoas, com seu propósito e percepção sobre o mundo?. Essa definição ajuda a construir um tom de voz adequado para conversar com os clientes, defender o seu ponto de vista e os assuntos que o negócio abordar no blog da empresa (como fazemos por aqui). ☺
Parece difícil? Fica tranquilo que é mais simples do que você imagina! ?
Por exemplo: se você observar a forma de comunicação de uma instituição financeira tradicional (como o Banco do Brasil), vai perceber que os textos e a maneira dos funcionários se posicionarem é completamente diferente de uma fintech como o Nubank.
Por quê? O Banco do Brasil preza pela tradição e um perfil mais conservador de público. O Nubank, por sua vez, foca em um público mais moderno que não deseja ir ao banco, mesmo prezando por um controle financeiro. ? Isso só é possível a partir de uma definição de uma brand persona para cada marca, pois o cliente consegue perceber a diferença clara entre as instituições.
Por que preciso criar a brand persona da minha empresa?
Ao criar uma persona para sua marca você estabelece uma diretriz para o desenvolvimento dos conteúdos na web, uma forma mais personalizada de conversar com o público e também o próprio aspecto visual da empresa.
Dessa maneira, o diálogo fica mais natural e o seu negócio consegue gerar um verdadeiro engajamento com as pessoas. A brand persona, então, funciona como uma estratégia para a marca e ajuda a mostrar o seu valor para o mundo. ?
Como fazer isso?
Agora que você já percebeu a importância de criar uma brand persona. Veja algumas dicas para iniciar esse processo na sua empresa (ei, tente fazer o quanto antes, beleza?). Afinal, sabemos que isso vai te ajudar muito! ?
Qual é a missão do seu negócio
Aqui é o momento de você pensar qual é o objetivo da empresa, “por que ela veio ao mundo”. Essa definição servirá como guia para o direcionamento das estratégias de todos os setores do seu negócio, pois as equipes poderão atuar em conjunto em busca dos mesmos objetivos.
O que a sua marca representa
Como você gostaria que sua marca fosse lembrada? ?
De forma inovadora, jovem e antenada ao que acontece no mundo ou talvez como uma empresa sólida, tradicional e direcionada para um público mais conservador?
A ideia aqui não é julgar um posicionamento ou outro, mas te ajudar a entender como é importante pensar nesses fatores. Uma marca pode ser jovem e ter credibilidade no mercado, mas para isso também precisa utilizar uma linguagem que venha a condizer com esse público . Caso contrário, parece que você está se contradizendo.
Qual é a sua essência
Aqui o processo é ainda mais simples. Pense em três ou quatro palavras para traduzir a essência da marca. A Disney, por exemplo, pode ser definida como “diversão, família e entretenimento”, pois o seu ambiente é direcionado para esses três fatores e a comunicação segue essa mesma identidade.
Qual a promessa que você fez para o mundo?
Essa é uma questão um tanto desafiadora, não é mesmo? É como se fosse um acordo entre a empresa e seus clientes, pois isso agrega valor ao serviço. Há modelos de negócios com valores inatingíveis porque eles afirmam levar algum benefício diferenciado para o cliente.
A Coca-Cola, por exemplo, promete levar “felicidade” aos consumidores. Você pode observar isso no semblante das pessoas que ingerem a bebida.
Como chegar a uma promessa da empresa? Pense em qual mudança ela pode promover no mundo. Muitas vezes, é possível transformar o ambiente ou ensinar as pessoas sobre determinado assunto. ?
E aí, pronto para criar a sua brand persona? Esse é o primeiro passo antes de iniciar a sua estratégia digital de marketing e vendas. Depois, você já pode pensar em outros fatores como o uso do SEO local. ?