As vendas online registraram um faturamento de R$ 35 milhões no país somente no primeiro semestre de 2019, segundo dados da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Isso só no primeiro semestre de 2019, hein?) ?
Ou seja, houve um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2018. Agora eu aposto que você pode estar se perguntando: como posso me destacar no comércio eletrônico? Mas calma, trouxemos 5 dicas para você implementar no seu negócio ! ?
1. Conheça o seu cliente
Primeiro de tudo, você conhece o seu público?
Muitas vezes, as pessoas investem uma grande quantidade de dinheiro na publicidade de sua empresa, mas nunca estudaram como é o verdadeiro perfil do seu cliente. ? O lado ruim disso é que você acaba desperdiçando seu dinheiro em estratégias que não atingem o público certo. ?
Por isso, é importante que antes de tomar qualquer decisão você pare um pouquinho e pesquise. A dica é criar uma persona que reflita seus gostos, idade, o que gostam de fazer, entre outras características ?
2. O layout do seu site pode aumentar as vendas online
Um profissional de design consegue atribuir funções e questões de usabilidade que irão atribuir maior interesse ao seu site. ? A utilização de uma paleta mais harmônica de cores também atribui atratividade ao seu site, destacando as principais informações. Além disso, esse profissional consegue planejar e atribuir como será o fluxo do seu cliente dentro do seu e-commerce, o que ajuda a aumentar as vendas online. ?
3. Valorize a experiência do usuário
Vamos começar pelo princípio. A experiência do usuário é o conjunto de elementos e fatores relacionados à interação do usuário com um produto, sistema ou serviço resultado dessa experiência, que gera percepções tanto positivas quanto negativas.
A experiência não envolve somente aspectos de layout e usabilidade, mas também aspectos afetivos e experienciais, que são relacionados às interações entre homem-computador. ??
Por isso, na hora de criar um website é importante se lembrar de que ele deve ser feito para o usuário final. Isso exige uma preocupação com a velocidade de carregamento da página e também a realização de testes de usabilidade para verificar se existem bugs. Melhores experiências geram retorno e maior venda. Portanto, esse é o tópico mais importante para ser levado em consideração. ?
4. Utilize estratégias de SEO
Os buscadores (como Google e Yahoo) utilizam diferentes algoritmos para verificar se uma página é confiável e dar um posicionamento para ela nas buscas orgânicas (não pagas). E isso nem é segredo, viu?
Para conseguir ficar entre as primeiras posições, é necessário investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization ? ). Isso envolve a preocupação com as escolhas das palavras-chave nas páginas, uso de links adequados e também a capacidade de adaptação do layout para diferentes dispositivos.
5. Mantenha uma comunicação online
Quais são os canais que você utiliza para se comunicar com os clientes e atraí-los para o website? Os usuários buscam experiências em multicanais e o seu negócio precisa ser visto várias vezes para gerar uma venda. ?
Então, que tal aproveitar as redes sociais para fortalecer sua marca e criar um relacionamento com o seu público? Mostre o dia a dia da empresa, compartilhe dicas incríveis e mantenha um bom diálogo com as pessoas. Com o tempo, você perceberá que a união desses canais contribui para aumentar a lucratividade do seu e-commerce.
E aí, está pronto para aumentar as suas vendas online e se destacar no mercado? Mas não se esqueça de que a experiência do atendimento também tem muito a dizer sobre sua empresa. Desejamos muito sucesso na sua estratégia e se precisar é só contar com a gente! Ah, e se quiser saber um pouco mais desse mundo virtual dá uma olhadinha neste post sobre gateway de pagamento! ?