As técnicas de psicologia em vendas auxiliam são de grande valia para quem deseja conquistar a atenção do cliente e incentivá-lo a comprar. Muitas vezes, pequenos ajustes na forma de se comunicar com o consumidor já ajudam você a ter resultados mais expressivos. Conhecer como o cérebro humano funciona é muito útil para quem deseja aproveitar melhor as oportunidades que aparecem.
Ficou curioso para aprender essas técnicas? Então vamos lá!
4 estratégias de psicologia em vendas
A ideia de utilizar a psicologia no processo de negociação é se apropriar de fatores comportamentais dos potenciais clientes para estimular a compra. É claro, todas as estratégias precisam ser direcionadas à persona. Essa não é uma ciência exata e, por isso, muitos projetos precisam ser testados e analisados com frequência. Vamos conhecer como funciona a psicologia em vendas?
1. Ofereça poucas opções ao cliente
Você já percebeu que muitas pessoas “travam” na hora de escolher um produto quando o vendedor oferece muitas opções? Essa é uma reação natural do cérebro considerada uma “paralisia analítica”. Então, como manter uma cartela significativa de mercadorias e não as apresentar aos consumidores? Crie diferentes categorias de produtos ou serviços, assim, o cliente poderá escolher qual modelo está procurando.
Por exemplo: uma loja virtual pode separar os seus produtos por computadores, smartphones, eletrodomésticos e promoções do dia. Isso já ajuda o cliente a direcionar sua atenção para o que realmente deseja no momento.
2. Resolva o problema do cliente
As pessoas não pagam para adquirir um produto ou serviço, elas pagam para ter um problema resolvido. Como assim? Quem compra um smartphone está em busca de manter uma comunicação com seus amigos e familiares, tirar boas fotografias, acompanhar as redes sociais, entre outras questões. Sendo assim, a aquisição resolve o problema da falta de contato com o mundo que o rodeia. Portanto, utilize a comunicação de forma eficiente para mostrar ao consumidor que você tem a capacidade de resolver o problema dele.
3. Valorize o sentimento de perda
As pessoas têm o hábito de valorizar mais o sentimento de perda do que de ganho, e isso pode ser utilizado de forma inteligente para vender mais. Quer ver um exemplo?
O Booking utiliza muito esse conceito para estimular a reserva de hotéis. Quem nunca fez uma pesquisa e recebeu o alerta “só restam 2 quartos”? A verdade é que o cliente não sabe ao certo quantas acomodações estão disponíveis e esta é uma estratégia para incentivar a compra por impulso.
A metodologia pode ser utilizada tanto nas vendas online como off-line ao criar promoções relâmpago, limitar a quantidade de produtos com valor reduzido, oferecer um desconto especial ao cliente se “ele fechar na hora”, entre outras opções.
4. Tenha clientes promotores da marca
Outra estratégia interessante consiste em estimular o cliente a falar sobre o seu negócio. Como fazer isso? Mantenha um relacionamento próximo ao consumidor, faça ele feliz e mostre que a opinião dele é importante para a marca.
Com o tempo, muitos clientes se tornarão promotores naturais da sua empresa em suas redes sociais, nos ambientes familiares e entre amigos. Afinal, quem não deseja ter uma ótima experiência de compra?
Enfim, essas são as 4 dicas principais de psicologia em vendas que podem ser aplicadas para negócios físicos e digitais. E aí, qual delas você já utiliza? Deixe o seu comentário e compartilhe como foi o resultado da sua experiência!