Uma das teorias relata que a expressão surgiu nos Estados Unidos em 1869, quando especuladores tentaram tomar o mercado de ouro e o governo precisou intervir na situação. Só em 2001 ela se tornou referência para o maior dia de compras naquele país. No Brasil, a promoção ganhou espaço em 2011 e ficou tão forte que muitas lojas virtuais já começam a se preparar para a Black Friday com meses de antecedência.
Por que se programar com antecedência para a data? Há muitos fatores para pensar e organizar para que tudo funcione corretamente no dia da promoção. Quer saber como se dar bem na data? É só continuar a leitura!
Como se preparar para a Black Friday?
O e-commerce precisa estar disponível durante todo o dia para as compras dos clientes. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para facilitar o acesso:
Avalie os dados
É importante analisar os dados dos anos anteriores para entender como foi o processo de compra dos clientes. As estatísticas indicarão quais são os produtos com maior interesse do público, os principais pontos de reclamação, entre outros fatores. A partir daí é possível começar a se preparar para a Black Friday de 2019.
Programe as compras
O gestor do e-commerce precisa conversar com os fornecedores para manter uma quantidade adequada de produtos para o dia da promoção. Se você trabalha com estoque terceirizado, essa atenção precisa ser redobrada.
Portanto, faça uma lista das mercadorias que pretende oferecer com desconto, programe os prazos de entrega e as formas de pagamento.
Prepare a divulgação
As ações de marketing não devem ser deixadas para a última hora, pois isso pode prejudicar a sua audiência. Então, solicite que sua equipe faça um planejamento e inicie a campanha algumas semanas antes. Dessa maneira, você cria uma expectativa no consumidor e aumenta o interesse pela compra dos produtos no e-commerce.
Tenha uma plataforma de qualidade
Este é o aspecto em que muitos gestores de lojas virtuais erram. A plataforma de e-commerce precisa suportar uma alta demanda de acesso de clientes ao mesmo tempo. Caso contrário, o site fica fora do ar ou apresenta erros, afastando os potenciais consumidores.
Portanto, verifique se o serviço de hospedagem escolhido está adequado para a sua necessidade e analise a infraestrutura do website. Se for o caso, converse com o fornecedor e solicite uma reformulação da página.
Treine a equipe
Não deixe para treinar a equipe de atendimento e suporte online na última hora. Os profissionais precisam conhecer bem os produtos da loja, as formas de entrega e pagamento para que possam esclarecer as dúvidas dos clientes.
Aproveite o tempo disponível para realizar simulações e promover mudanças nas plataformas de comunicação com o consumidor.
Enfim, a Black Friday de 2018 movimentou mais de R$ 2 bilhões no país em um dia. Isso já demonstra o potencial da promoção no mercado brasileiro. E aí, o que acha de começar a se preparar para a Black Friday de 2019?
Aproveite para criar a sua política de devolução e troca e deixe o cliente mais tranquilo!