Para que pequenas e médias empresas tenham sucesso no ambiente virtual é preciso se preparar muito bem. Isso porque não basta fazer uso de todas as ferramentas disponíveis na rede se a empresa não tem uma estratégia bem definida. Não há espaço para achismos, é preciso pesquisar para trabalhar com dados corretos!
E essa é uma das principais características do marketing digital: dados. Na publicidade tradicional, muitas vezes os resultados são baseados em suposições. Por exemplo, quantas pessoas viram o outdoor que você mandou colocar em uma avenida? Quantos eram homens? Quantos eram mulheres? Quantos possuem as características do seu público-alvo?
Abaixo, listamos 6 dicas de marketing digital para pequenas e médias empresas. Elas servirão de auxílio para o seu negócio a atingir os resultados esperados!
1 – Presença com website profissional
Seu website é a sede da sua empresa no ambiente virtual e o seu cartão de visitas online. Portanto, tenha um website profissional, com informações úteis e fácil de navegar. A dica aqui é ter um website responsivo – que se adapte automaticamente ao tablet, celular ou notebook do visitante.
2 – Divulgue com Google AdWords
Com o Google AdWords você divulga seus produtos e serviços e ainda direciona tráfego para o seu website ou blog. A dica é pensar bem e pesquisar quais as melhores palavras-chave para o seu negócio. Evite competições desnecessárias e aposte em termos mais específicos. Procure por uma agência de marketing digital certificada pelo Google para auxiliar você a encontrar e escolher o melhor para o seu negócio.
3 – Landing Pages para dados qualificados
Utilize landing pages para captar informações de cliente e novos contatos comerciais. Elas funcionam como uma barreira entre o seu conteúdo gratuito e o público, devendo ser amigáveis e não possuir links externos. Leia também: “5 dicas para criar landing pages perfeitas”.
4 – E-mail Marketing com objetividade
Utilizar o e-mail marketing com eficiência é muito importante para uma estratégia de marketing digital bem sucedida. Jamais utilize listas compradas (conquiste seus próprios contatos com ações de marketing digital), aposte em e-mails personalizados e busque segmentar as mensagens para ter melhores resultados. Leia também: “4 dicas de e-mail marketing para a sua estratégia de marketing digital”.
5 – CRM de Marketing e Vendas
O CRM, do inglês Customer Relationship Manager, é um termo que representa os softwares de relacionamento com clientes. Eles centralizam toda e qualquer interação de um consumidor com a sua empresa, de solicitações de contato às dúvidas relativas ao produto.
Quando integrado com sua estratégia de marketing digital, o CRM permitirá personalizar suas mensagens, visualizar relatórios online, qualificar o relacionamento com sua base de clientes, criando uma base de seguidores satisfeitos com a marca e muito mais. Para entender um pouco mais sobre CRM, leia também o post “As vantagens do controle de metas com CRM”.
6 – SEO para ser encontrado em buscadores
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) servem para fazer com que seu website ou blog e todo o conteúdo sejam encontrados mais facilmente no Google e outros mecanismos de busca. Isso garantirá um melhor posicionamento nas páginas de resultados relativos à termos presentes em suas páginas de produtos e/ou serviços.
Confira mais dicas de marketing digital para pequenas e médias empresas, acesse nosso blog ou se preferir, entre em contato e solicite a consultoria de um especialista em marketing digital. Possuímos as soluções ideais para acelerar as vendas do seu negócio. Entre em contato Conosco!