Por melhor que seja o conteúdo, se o site tem problemas, o cliente vai embora. É muito irritante tentar acessar uma página e seu conteúdo, e ter que ficar esperando muito tempo enquanto a página carrega. Por isso, vamos ver o que pode estar atrapalhando seu site, além de algumas possíveis soluções.
O site lento
O site lento é muito irritante. É um problema muito grave, que tem consequências no relacionamento com o cliente, pois entrar em uma página, procurando informações e ficar esperando é extremamente irritante. Isso não é aceitável.
Além disso, seu ranking no Google pode ser prejudicado. O gigante de buscas usa algumas métricas para definir quais resultados ficam nas primeiras páginas, e entre elas, estão à experiência do usuário no site e o tempo de permanência. Ambos são afetados pela lentidão.
Para analisar o problema, uma ferramenta interessante é disponibilizada pelo próprio Google: https://testmysite.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br. O site permite avaliar o desempenho da sua página.
Em casos de lentidão, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar a velocidade. Entre elas, estão:
- Otimizar as imagens;
- Revisar o código;
- Não usar recursos desnecessários;
- Habilitar o cache.
Para quem não entende de computação, não precisa se preocupar. Nós podemos ajudar a otimizar o seu site e resolver esses problemas.
O site não responsivo
Ter um site responsivo é fundamental para alcançar ainda mais pessoas. Isso porque ele é adaptado para qualquer tipo de dispositivo, seja um computador, um celular ou um tablet. A importância dessa prática é grande, pois cada vez é mais comum o usuário fazer pesquisas através do smartphone. Confira aqui, https://twoweb.com.br/como-um-site-responsivo-influencia-a-experiencia-do-usuario/ porque um site responsivo é tão importante.
Isso é feito desde o momento da concepção do site. No momento de sua criação, o profissional pode programar para que os elementos como imagens e caixas de texto tenham tamanhos diferentes. Eles então são exibidos, de acordo com a maneira que o usuário acessa o site.
Ele pode ainda ser programado para ser exibido de determinada forma dentro do dispositivo. Por exemplo, caso a tela esteja deitada ou em pé, o conteúdo é exibido de maneira otimizada. Isso tudo contribui para a experiência do usuário.
Não estar atualizado
A combinação desses elementos pode significar que seu site não está atualizado. Não ter um sistema responsivo, por exemplo, é um sinal de desatualização. O site lento, pode significar que existem novas formas de otimizá-lo.
Mas há outras questões. Sempre existem novas descobertas e novos métodos que estão sendo desenvolvidos para melhorar a interação com o usuário. O excesso de botões, por exemplo, é uma prática que caiu em desuso. Atrapalha a vida do cliente, deixa o site com aparência bagunçada e é prejudicial para a sua reputação.
Sempre estão surgindo novas ideias, mesmo de coisas simples, como a disposição dos menus e um esquema de cores atraentes, além do uso de certas fontes. Tudo isso, combina para gerar uma imagem moderna.
Seu site tem algum desses problemas? Se tiver, entre em contato conosco que nós faremos de tudo para ajudar e melhorar ainda mais o seu negócio.