Com o grande número de concorrentes no comércio virtual, acompanhar o desempenho da sua plataforma traz muitos resultados para os empreendedores. Para isso, existem os famosos KPIs (Indicadores-chaves de performance ou Key Performance Indicators), que ajudam a guiar os trabalhos e são o ponto de partida para a criação de estratégias de sucesso.
Com a análise dos KPIs, os analistas conseguem verificar diversas informações, como tempo de permanência na loja virtual, interação ou atendimento ao cliente. Mas, com tantos dados disponíveis, é importante saber qual escolher e acompanhar, para não se perder em meio ao grande volume de materiais.
Essa escolha varia muito e leva em consideração o momento em que seu e-commerce está e qual o objetivo do seu negócio. Para te ajudar a escolher, explicamos quais são os quatro principais KPIs que a sua loja virtual deve acompanhar.
1. Tráfego no site
Lançar a sua loja no mundo virtual não é o suficiente para garantir o sucesso e um grande volume de vendas. Acompanhar a origem dos seus visitantes é fundamental para analisar se possíveis compradores são atraídos para o seu e-commerce.
Para realizar este monitoramento, existe a plataforma do Google Analytics. Por meio dela, você pode fazer um acompanhamento diário sobre o volume de acessos recebidos e os links mais visitados pelos clientes. Realizar análises mensais também ajuda você a identificar a origem dos maiores fluxos de pessoas.
Dependendo do problema que você identifica, é possível traçar estratégias para impulsionar os acessos e as compras na página. Muitas vezes, basta investir em layouts responsivos para atrair mais usuários ao site.
2. Taxa de Conversão
Após analisar o tráfego na sua loja virtual, outra informação importante sobre o seu negócio deve ser levada em consideração: a Taxa de Conversão (CRV). Afinal, conhecer o percentual de visita que se tornou venda é imprescindível para o negócio.
O cálculo desta taxa é simples. Ela é o resultado do número de vendas do seu site dividido pelo número de visitas em um determinado período, multiplicado por 100. Se o número for baixo, você pode identificar os fatores que fizeram com que os seus visitantes optassem por não comprar na sua loja.
3. Carrinhos abandonados
O abandono de carrinho é algo muito comum durante as compras online. Os motivos são os mais diversos, mas podem estar relacionados aos altos valores cobrados por fretes, poucas opções de pagamento ou, até mesmo, insegurança na hora de finalizar a compra. Verifique se o seu website tem um certificado ssl robusto, pois ele ajuda a criptografar os dados e dá mais segurança ao cliente.
Analisar esta KPI é importantíssimo para conhecer o comportamento do seu consumidor e identificar possíveis problemas na plataforma ou no funil de vendas da sua loja virtual.
4. Ticket Médio
Outra KPI que ajuda a conhecer o comportamento do consumidor é o Ticket Médio. Por meio dela, você descobre o quanto, em média, os seus visitantes gastaram no seu e-commerce. Assim, é possível analisar o valor médio faturado pelo consumidor.
Para calcular este indicador, é necessário saber o valor total de faturamento e o número de pedidos em um determinado período. Se o número for menor do que o esperado, você pode pensar em revisar a sua estratégia de vendas.
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