O outbound marketing é visto como o marketing tradicional que utiliza campanhas em canais de televisão e em outdoors. Será que ele morreu? Não. Ele pode (e em muitos casos deve) ser utilizado pelas empresas que têm dinheiro para investir nessa estratégia.
Essa maneira de fazer marketing também foi mudando com o passar do tempo para se adequar ao público jovem. Inclusive, algumas marcas se modernizaram e incluíram ações integradas em diferentes canais.
Quer saber como utilizar essa ferramenta no seu negócio? Vem ver!
O que é outbound marketing?
O outbound marketing é considerado hoje uma forma mais invasiva de alcançar o público-alvo porque muitas vezes interrompe uma programação na televisão ou no rádio. Porém, também pode estar presente na internet com o uso de banners em websites, pop-ups e comerciais no YouTube.
Logo, o outbound está muito ligado às propagandas durante determinada programação que o usuário está assistindo. Nesse caso, as pessoas não “pediram” para ver o anúncio ou saber sobre determinada empresa e muitas elas deixam de ler determinada notícia ou acompanhar um noticiário na televisão para não serem obrigadas a “ver propaganda”.
Essa situação já ocorreu com você? Provavelmente sim, e sabemos que esse foi um dos motivos de a Netflix e as plataformas de áudio (como Spotify e Deezer) conquistarem tantas pessoas. Todavia, você ainda pode utilizar essa estratégia de marketing no seu e-commerce.
Como usar o outbound marketing na sua empresa?
Durante muitos anos as empresas só utilizam estratégias de outbound, afinal, a internet ainda não era acessível pela maioria da população. Todavia, naquela época apenas grandes organizações conseguiam utilizar seus recursos para esse fim, uma vez que anunciar na televisão era muito mais caro do que criar um blog corporativo e utilizar as redes sociais.
Então, por que voltar a utilizar o outbound na sua estratégia? Porque ele funciona e atinge determinados públicos. Separamos alguns exemplos para você ter ideias de como utilizar essa ferramenta no seu negócio. Vamos lá?
Merchandising e Propaganda durante novela
Exemplo disso foi o caso da novela “A Dona do Pedaço” da Rede Globo. Empresas famosas como Casas Bahia, Rexona e IFood fizeram merchandising (quando um personagem fala sobre determinada marca) durante a novela. Muitas ainda estenderam a ação e incluíram uma propaganda durante o comercial.
O que isso significa? Muitas marcas ainda têm retorno financeiro com o outbound marketing, principalmente quando ele é direcionado para o público de interesse.
Big Brother e o marketing
O Big Brother 2020 também pode ser considerado uma lição de marketing para empresas e profissionais da área. Muitos participantes uniram estratégias do outbound e inbound para promover suas marcas e atrair consumidores para os seus negócios.
A Bianca Andrade, dona da marca Boca Rosa, conseguiu divulgar o seu nome durante o programa. Sua equipe de marketing publicou fotos com as peças e maquiagens que ela utilizava durante a edição. Esse foi um verdadeiro exemplo de transmídia usando um canal tradicional para direcionar o público para o digital e mensurar as vendas.
Quais são as vantagens de utilizar o outbound marketing no negócio?
A estratégia contribui para a geração de leads e aumento nas vendas. Além disso, ela permite a mensuração de resultados.
Análise de resultados
Plataformas como Google Ads e Facebook Ads proporcionam a criação de anúncios e monitoramento de métricas de resultados. Você consegue identificar quantas pessoas clicaram na propaganda ou curtiram a mensagem, por exemplo, e ainda criar estratégias para identificar quais foram as pessoas que adquiriram um produto com a sua empresa.
Promoções relâmpago
O marketing tradicional também pode ser utilizado para anunciar promoções específicas e por tempo limitado. Isso não significa que você precisa utilizar um outdoor ou fazer um anúncio na televisão.
É possível criar landing pages específicas e promover na web, criar publicações pagas nas redes sociais e ainda investir em anúncios em sites de notícias. Tudo vai depender da estratégia do seu negócio e do orçamento disponível.
Agora você já sabe como usar o outbound marketing para ampliar as vendas do seu negócio. Use a criatividade, avalie qual é o seu orçamento e crie a sua estratégia inovadora!
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